A REGIÃO QUE MAIS CRESCE NO BRASIL saiba o que está acontecendo em seu estado:
Início » Destaque Geral » Câmara realiza homenagem à Semana Farroupilha

Câmara realiza homenagem à Semana Farroupilha

Foi realizada no dia 5 de outubro, no plenário João Justino de Oliveira, uma sessão solene para celebrar a passagem da Semana Farroupilha, comemorada anualmente na semana no Dia do Gaúcho (20 de setembro). No evento, proposto pelo vereador Thiago Maggioni, foram entregues títulos de honra ao mérito a 45 personalidades sul-rio-grandenses residentes em Jataí, indicadas pelos vereadores.

A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, Adilson Carvalho, pelos vereadores Thiago Maggioni, Major Davi Pires, Agustinho de Carvalho Filho, o “Carvalhinho”, Gildenicio Santos, João Rosa, José Prado Carapô, Kátia Carvalho e Mauro Bento Filho, pelo secretário Municipal de Administração e Planejamento, Deiner da Costa Menezes (representando o prefeito Vinícius Luz), o presidente do Sindicato Rural de Jataí, Vitor Geraldo Gaiardo, o representante do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência Goiana, José Palharini, e o chefe de gabinete da presidência da Câmara, Elisnei Alves Ferreira.

Foram homenageadas as seguintes pessoas: Adriano Mantelli, Ailton Antônio Katzer, Alcides Amaral Simões, Alzeni Alves Xavier, Ana Lúcia Loreto M. Gorgen, Ângela S. A. X. Palharini, Antônio Ademar dos Santos, Ari da Costa, Armando Thiesen, Atílio Gorgen, Bibiano José Zanuzzi, Carlos Simões Martins, Carlos Wilmar Nascimento Silva, Cezar Alberto Ferreira Souza, Dirceu Ragagnin, Edir Cattapan, Fernando Antônio da Costa Simioni, Flávio José Sachertt, Gentil Ventrusculo Ragagnin, Hércules Antônio Pazinatto, Ildo Luiz Giacomini, Isabel Cristina G. Zanuzzi, Jair Civa, João Alberto Pazzinato, João Batista Pereira Cabral, João Pedro Maggioni, José Baruffe Pazzinato, José Luiz Bagestão, Luiz Ângelo Gazarine, Maria Zilda Sontag, Nelson Maggioni, Nilson Osmar Appel, Otacir Rossato, Píndaro de Jesus Ortiz, Plínio Sebastião Ortiz Oliveira, Renato Cadore, Renir Sterchile, Ricardo Celeffi, Sadi Palharine, Salatiel Gregório Neuwald Silva, Sidney Prestes Locatelli, Silania Puerari Daros, Valcir Luiz Capelão, Vicente José Mantelli e Vitor Geraldo Gaiardo.

Em seu pronunciamento, o vereador Mauro Bento Filho a importância não só econômica, mas também cultural, da presença dos trabalhadores oriundos do Rio Grande do Sul no município. “A cultura de vocês é a nossa cultura hoje. Atualmente estamos todos misturados. Os gaúchos que para cá vieram trouxeram esse perfil bravo, de muito trabalho, com tecnologia, que tornou Jataí o grande celeiro do Estado de Goiás em termos de produção de grãos”.

O vereador José Prado Carapô discorreu sobre o início da trajetória sulista em Jataí. “Até sou suspeito para falar sobre a população gaúcha em nossa cidade, por ser do agronegócio. Acho que cinco indicados para receber homenagem por vereador é até pouco para agraciar a todos. Nossa economia deve muito à atuação dos gaúchos na agricultura. Sei do trabalho que vocês faziam, trabalhando duro, inclusive as mulheres pegando no pesado no campo. Agradeço a cada um de vocês e diversos outros que não puderam ser indicados pelo que fizeram em prol do município”.

O vereador João Rosa também exaltou a transformação provocada pela imigração gaúcha: “Estamos orgulhosos, pois Jataí dormia como se fosse uma princesa adormecida. Antes de vocês chegarem, os proprietários entregavam terra para pagar imposto. Vocês vieram para trazer a evolução. Se não fossem vocês, como seria Jataí? Vocês trouxeram a produção para nossa cidade e nós aprendemos com os sulistas”.

Para a vereadora Kátia Carvalho, as mulheres sul-rio-grandenses também merecem destaque. “Cumprimento a família gaúcha, que veio para Jataí com esperança, que estudou nossa terra e aqui conseguiu com que tivéssemos duas safras anuais. Somos gratos pelo que vocês fizeram, um povo também alegre e cantante, muitos descendentes de italianos, que falam alto, e os descendentes de alemães, que trouxeram suas famílias ou as formaram aqui. Em especial cumprimento essas mulheres guerreiras, amigas com as quais tenho prazer de estar junto, no CTG, com as crianças, mulheres que vencem essa luta diária, ao lado de seus maridos”.

O vereador Carvalhinho ressaltou a oportunidade da homenagem. “Esta é uma solenidade importante e bonita, em que estamos com pessoas que estão há 40 anos em Jataí, período em que trouxeram riqueza e cultura e que hoje fazem parte de nossa história, que incrementaram nossa economia. Vocês estão de parabéns. Em meu primeiro ano de mandato, tenho orgulho por poder participar deste evento, por tudo que vocês representam para nossa comunidade”.

De acordo com o vereador Gildenicio Santos, trabalho gaúcho é exemplo a ser seguido. “Vocês são especiais, pessoas que consideramos muito, por trazer desenvolvimento para nossa cidade, nosso Estado e para o país, pois são pessoas empreendedoras, com iniciativa, que lutam, que acreditam em um ideal. São um exemplo para todos nós. Registro aqui meu reconhecimento pleno pela colônia gaúcha, por ser exemplo para nosso povo e para outros estados, como empreendedores e por lutar por seus objetivos”.

O vereador Major Davi Pires enfatizou o bom relacionamento que sempre manteve com a colônia sulista. “Fiz questão de estar presente nesta homenagem, pois tenho a comunidade gaúcha como referência. Quando cheguei à Polícia Militar de Jataí, fui muito bem recebido pelos senhores, nunca recebi um não de vocês. Muito obrigado por estarem aqui. E parabéns ao vereador Thiago Maggioni pelo requerimento que resultou nesta homenagem”.

Elisnei Alves, chefe de gabinete da presidência, representante do presidente da Câmara, Adilson Carvalho, que até aquele momento não havia chegado de uma viagem que teve de fazer a Goiânia, falou sobre a origem da celebração e chegada dos gaúchos à região. “Nada mais justo que dedicar uma sessão solene à data mais importante para o povo do Rio Grande do Sul: a Semana Farroupilha, quando vocês se rebelaram contra as injustiças cometidas pelo Império. A esse povo que veio para o Centro-Oeste com a cara e a coragem, com garra e vontade de vencer na vida, para garantir o sustento da família, para poder criar seus filhos com dignidade, meus parabéns e muito obrigado”.

Propositor da homenagem, o vereador Thiago Maggioni fez um relato mais familiar. “Sinto-me à vontade, sou filho e neto de gaúchos, deveria até ter solicitado esta homenagem em meu primeiro mandato, mas acabei entrando em uma sinuca de bico, pois, por conviver muito com os sulistas, ficou a questão sobre quem indicar. Então, em conversa com meu avô, resolvi homenagear os patriarcas das famílias que vivem em Jataí. Este evento agora será anual e vamos trabalhar para que a Semana Farroupilha entre para o calendário oficial de eventos do nosso município”.

O presidente Adilson Carvalho, que chegou a tempo de participar da segunda parte da solenidade, explicou o motivo do esforço para estar presente. “Não poderia deixar de comparecer a esta solenidade tão importante e justa. Agradeço a todos os presentes e dou os parabéns aos homenageados, aqueles por mim indicados e aos demais representantes da colônia gaúcha presentes. Peço desculpas pelo atraso, pegamos muita chuva na estrada, mas desejo que Deus abençoe a todos”.

O ex-vereador Plínio Ortiz falou em nome dos homenageados: “Vocês não imaginam como esta homenagem é importante para todos nós, como massageia nossa alma e nosso ego. Thiago, o senhor foi de uma felicidade medonha por propor esta solenidade. Jataí hoje é destaque nacional em produção devido à simbiose estabelecida entre gaúchos e goianos. Somos muito gratos aos irmãos goianos por ter nos recebido neste Estado. Valeu a pena ter passado por tantas privações, dormir em barraco de lona, ao lado da família, para constatar até onde chegamos e para participar desta homenagem”.

Crédito das fotos: Hélio Domingos/CMJ

Veja Também

Gildenicio propõe educação moral e cívica nas escolas

O vereador Gildenicio Santos propôs ao executivo a inclusão da disciplina educação moral e cívica ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *