A REGIÃO QUE MAIS CRESCE NO BRASIL saiba o que está acontecendo em seu estado:
Início » Destaque Geral » Como foi a operação que recapturou ‘El Chapo’, um dos traficantes mais procurados do mundo

Como foi a operação que recapturou ‘El Chapo’, um dos traficantes mais procurados do mundo

Quando foram divulgadas as primeiras imagens da prisão de Joaquín “El Chapo” Guzmán Loera, um dos traficantes mais procurados do mundo, muitos se perguntaram por que sua roupa estava tão suja.
E a resposta é que ele havia fugido por bueiros durante uma operação militar que tinha o objetivo de capturá-lo, na cidade de Los Mochis, no noroeste do México.
Ele já havia feito uma fuga subterrânea quando escapou da prisão de segurança máxima Altiplano, em julho de 2015. A ação espetacular foi feita por um túnel de 1,5 km de extensão escavado sob a área do chuveiro de sua cela.

Mas desta vez a estratégia não funcionou. Os fuzileiros navais e policiais militares que seguiam seus passos também o seguiram por baixo da terra.
Segundo Arely Gómez, procuradora geral da República, o plano era que ele fugisse pelo esgoto.
Os militares abriram as tampas do sistema de coleta de água e seguiram “El Chapo” e um acompanhante pela rede pluvial da região.
A perseguição obrigou o traficante a voltar para a superfície.
Moradores da cidade contaram a jornais locais sua surpresa ao ver dois homens saírem dos bueiros da rua Boulevard Rosales.
Eram “El Chapo” e um de seus chefes de segurança, identificado como Orso Iván Gastélum.
Assim que saíram da rede coletora eles roubaram o carro de uma pessoa que estava no local, segundo Gómez.
Mas a vítima denunciou o roubo à polícia. Em minutos, os fuzileiros navais reiniciaram a perseguição.
“El Chapo” e seu segurança não conseguiram sair da cidade: os fuzileiros navais haviam bloqueado a estrada que leva à cidade de Navojoa, no norte do Estado de Sinaloa.
Traficante fugiu por bueiros da cidade
O fugitivo foi detido e os fuzileiros o levaram a um motel perto dali, a 6 km do centro da cidade. Eram cerca de 9h no horário local (14h de Brasília).
Em um dos quartos do motel, com imagens de uma mulher nua na parede, foi tirada a primeira foto de “El Chapo” após a recaptura.
Era a terceira vez que ele era detido.
Guzmán foi preso pela primeira vez em 1993, na Guatemala, mas fugiu em 2001, provavelmente após se esconder entre roupas sujas em um carro de lavanderia que saía da prisão de segurança máxima onde estava detido.
Foi recapturado apenas um fevereiro de 2014, enquanto assistia a uma festa em um balneário mexicano. Mas, 17 meses depois, escapou pelo túnel subterrâneo.
Na noite de sexta-feira, ele foi enviado em um helicóptero para a prisão de segurança máxima  de El Altiplano, a mesmo de onde fugiu em 11 de julho de 2015.

Fonte: Uol

Veja Também

Marcos Antônio pede iluminação e limpeza nos acessos à UFG

O vereador Marcos Antônio solicitou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo a manutenção ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *