A REGIÃO QUE MAIS CRESCE NO BRASIL saiba o que está acontecendo em seu estado:
Início » Destaque Geral » Coronel Carlos Antônio Borges recebe o título de cidadão jataiense

Coronel Carlos Antônio Borges recebe o título de cidadão jataiense

Em sessão solene realizada no dia 31 de outubro, no plenário João Justino de Oliveira, o subcomandante Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, o coronel Carlos Antônio Borges, que comandou a PM em Jataí nos anos 1990, recebeu o título de cidadão jataiense. A homenagem foi proposta pelo vereador Major Davi Pires e aprovada por todos os parlamentares.

A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, Adilson Carvalho, pelos vereadores Major Davi Pires, Gildenicio Santos, João Rosa, Mauro Bento Filho e Marcos Antônio, pela vice-prefeita de Jataí, Simone Oliveira Gomes, pelo comandante da 14ª CRPM, coronel Ricardo Mendes, pelo comandante do 15º BPM, major Santos Silva, pelo comandante da 18ª CIPM/CPE, capitão Ulisses, pela diretora licenciada do Colégio Militar Nestório Ribeiro, major Selma Rodrigues Silva, pelo tenente-coronel Eudes Carvalho Assis (médico da PM) e pelo homenageado, coronel Carlos Antônio Borges.

Abrindo a fase de pronunciamentos, o vereador Mauro Bento Filho destacou o trabalho do militar. “Homenagem justa pelo período que o senhor passou em Jataí e pela importância do senhor na implantação do 15º Batalhão da Polícia Militar. Todo o seu trabalho no município e posteriormente, em todo o Estado, repercutiu positivamente para nossa segurança pública, devido à relevância de seus serviços”, afirmou ele.

O vereador Gildenicio Santos fez considerações sobre a importância do homenageado como parâmetro em termos de comportamento. “O senhor é merecedor desta homenagem, pois é bíblico dar honra a quem tem honra. Quero parabenizá-lo numa época em que estamos numa crise de valores. Pessoas como o senhor servem de exemplo para que possamos corrigir os problemas que afligem o nosso país”.

Já o vereador João Rosa fez alusão aos dois anos (1996-1998) em que o coronel Carlos Antônio Borges esteve no comando da Polícia Militar no município, quando foi erguida a atual sede e formados novos policiais. “Parabéns pela semente que você semeou em nossa terra, em nossa querida Jataí”, disse ele.

O presidente Adilson Carvalho relembrou os contatos que manteve com o oficial. “Fiquei muito satisfeito quando estive em Goiânia, juntamente com outros vereadores e representantes do executivo, para reivindicar melhorias em nossa segurança pública e o senhor estava lá, sempre solícito e disposto a nos ajudar. Foi também um brilhante comandante da Polícia Militar em nossa cidade. Assim, foi muito justa a homenagem proposta pelo vereador Major Davi”.

O vereador Marcos Antônio comprovou o apreço do novo cidadão jataiense pela Cidade Abelha. “Quando estivemos em Goiânia, o senhor falou com carinho sobre sua passagem por Jataí. A homenagem não é só da Câmara, mas de todo o povo de Jataí, pois somos representantes da sociedade jataiense. Espero que o senhor continue com o mesmo profissionalismo exercendo sua função como protetor da sociedade, com o mesmo zelo em relação ao nosso município”.

Proponente da homenagem, o vereador Major Davi Pires fez um relato minucioso da trajetória de seu colega de farda. “Portador de uma efeméride de elogios, de uma série de funções que o possibilitou dar efetivo suporte à formação de nossos profissionais que prestam ou prestaram relevantes serviços à comunidade local e estadual, bem como voltados pelos relevantes serviços prestados à frente do Subcomando da então 4ª CIPM, consideramos estar plenamente justificada a concessão do título de cidadão jataiense. Mesmo depois de cumprido seu serviço, em vez de desfrutar de seu merecido descanso, o coronel Carlos Antônio Borges preferiu continuar colaborando para a segurança público de nosso Estado. Estamos muito felizes por poder homenagear esta personalidade tão impoluta”.

O coronel Carlos Antônio Borges fez questão de ressaltar o afeto pela cidade que o acolheu. “Tenho ligações profissionais e familiares com Jataí. Foi meu primeiro trabalho como subcomandante, o que me deu respaldo para os trabalhos posteriores, como subcomandante e como comandante; e meu filho nasceu aqui. Assim, pude valorizar meu apego, criar minhas raízes em Jataí. Agora posso dizer que também sou jataiense. Demos início às obras para transformar a antiga rodoviária em uma sede adequada ao futuro 15º Batalhão da Polícia Militar, conseguimos tocar a obra, mas não pude desfrutar da nova sede, pois fui promovido e, contra minha vontade, tive de voltar a Goiânia. Mas o importante é que os que me sucederam tiveram melhores condições de aquartelamento do que eu. Aqui em Jataí tive a satisfação de fazer amigos em uma terra em que todos têm orgulho de serem jataienses”.

HISTÓRICO

Atual subcomandante Geral da Polícia Militar em Goiás, Carlos Antônio Borges nasceu em Alexânia-GO. Ingressou na Academia da PM em julho de 1985 e foi promovido a segundo tenente em 1989 e a primeiro tenente em 1991. Chegou a capitão em 21 de abril de 1994 e, com essa condição, foi designado para Jataí, em 1996, para a função de subcomandante da então 4ª CIPM, hoje 15º BPM.

Durante seu comando, foi construída a sede da unidade, com vistas à transformação em batalhão e em sede da Regional da Polícia Militar. Foram mais de dois anos na função, período em que também promoveu a formação de uma turma de soldados que se tornou a base do efetivo policial militar do município.

Promovido a major em 1998, foi transferido para outras funções na corporação. No final de 2005 atingiu a patente de tenente-coronel e, em 2012, tornou-se coronel. Foi comandante da 2ª CIA/APM, Academia da Polícia Militar, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, de Saúde, chefe da PM/7, comandante do CPR, do CGF, do CCDPM, do CAPM, do CS e presidente da Comissão de Promoção de Praças.

Crédito das fotos: Hélio Domingos/CMJ

Veja Também

Kátia propõe acréscimo de normas nos serviços prestados pela Celg/Enel

A vereadora Kátia Carvalho requereu ao executivo e ao Procon o acréscimo das seguintes normas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *