A REGIÃO QUE MAIS CRESCE NO BRASIL saiba o que está acontecendo em seu estado:
Início » Destaque Geral » Estudos comprovam: Viajar faz bem à saúde
Rear view of young female tourist enjoying the view in Parc Guell in Barcelona, Spain.

Estudos comprovam: Viajar faz bem à saúde

Sair da rotina, conhecer um novo lugar, entrar em contato com uma cultura diferente, experimentar a gastronomia local, ter histórias para contar… Viajar oferece muitas vantagens, além de uma experiência que fica para sempre em nossas lembranças. Mas não é só isso. Você sabia que curtir as férias viajando também promove diversos benefícios para a saúde, já comprovados por diversas pesquisas e estudos? Então confira 8 razões pelas quais viajar faz bem à saúde e se prepare para botar o pé na estrada!

Entenda por que viajar faz bem à saúde:

Corpo em movimento

Você pode até pausar o treino ao viajar (embora algumas pessoas consigam manter a rotina de exercícios, correndo no parque ou na praia, ou ainda malhando na academia ou quarto do hotel), mas com certeza não vai ficar parado, muito menos sentado em frente ao computador, como acontece no dia a dia. Se a sua viagem for para um destino urbano, você passará horas caminhando, visitando os principais pontos turísticos da cidade. Se o seu destino for a praia ou as montanhas, também poderá praticar esportes ao ar livre, nem que seja somente por diversão. E se você não exagerar ao saborear a culinária local, pode até perder uns quilinhos na viagem. Ou seja, viajar faz bem à saúde e ainda pode ajudar a manter o corpo em forma!

Viajar faz bem

Sono em dia

Durante uma viagem de férias, você não precisa se preocupar com tantas tarefas e obrigações, a não ser com os passeios que deseja fazer. E, com isso, mesmo que vá dormir um pouco mais tarde, também poderá dormir por mais horas e acordar sem despertador ou peso na consciência. Estudos já mostraram que após alguns dias viajando e relaxando, a qualidade do nosso sono melhora, otimizando em até 80% nossa capacidade de atenção durante o dia. E não é novidade para ninguém que dormir bem é importante para a saúde física e mental.

Bom-humor nas alturas

Uma pesquisa de 2014, conduzida pelo Diamond Resorts International, nos Estados Unidos, concluiu que três quartos dos respondentes se sentiam mais felizes ao planejar pelo menos uma viagem por ano. E a felicidade continuava por muito tempo após a viagem. Um dos motivos para essa felicidade duradoura é que as lembranças de uma viagem agradável continuará trazendo à tona sentimentos positivos, sempre que você se lembrar da experiência vivida. Além disso, um outro estudo conduzido pelo The Global Comission on Aging, The Transamerica Center for Retirement Studies e The U.S. Travel Association mostrou que 86% das pessoas que viajam, possuem uma visão mais positiva da vida. Outra razão para as viagens serem responsáveis por melhorar o humor é que, ao tirar um tempo para você e/ou para sua família e sair da rotina, você reduz seu nível de estresse, um dos responsáveis por afetar a saúde física e mental.

Vida longa

Se você deseja viver mais e com qualidade de vida, viaje mais! E isso não é mais um anúncio de uma agência de viagens, e sim uma comprovação científica! Um estudo realizado em 2013, nos Estados Unidos, mostrou que as pessoas que viajam mais tem uma expectativa de vida mais longa. As mulheres que tiravam férias pelo menos 2x ao ano, diminuíram significantemente os riscos de ataque cardíaco, muito mais do que aquelas que passavam anos só trabalhando, sem pausas. Já os homens que não viajavam pelo menos 1 vez ao ano, tinham um risco 30% maior de desenvolver doenças do coração, além de um risco 20% maior de desenvolver outras doenças que poderiam levar à morte. A explicação é bem simples: não tirar férias pode resultar em estresse, ansiedade e pressão alta. E todos esses fatores combinados podem levar a problemas do coração. No entanto, quando viajamos, entramos  numa rotina mais saudável, pois nos tornamos mais ativos e deixamos de lado os problemas do dia a dia.

férias na praia

Vida sexual ativa

De acordo com a pesquisa The Travel Effect, um terço dos casais fazem mais sexo quando viajam. E os benefícios de se manter uma vida sexual ativa são muitos: fortalecimento do sistema imunológico, maior libido, controle da pressão arterial, queima de calorias, redução do estresse e muito mais.

Menos estresse no trabalho

Mais um motivo que explica por que viajar faz bem à saúde. Segundo a pesquisa The Travel Effect, os profissionais que não abrem mão de suas férias, alem de menos estressados, são mais produtivos, confiantes e criativos para buscarem melhores soluções para os problemas que aparecem. A motivação para o trabalho, depois de um descanso merecido, também se torna maior. Ou seja, não é só sua vida pessoal que sai ganhando.

Ótimo para a saúde mental

Viajar melhora os relacionamentos, a relação com o trabalho, diminui o estresse mental e emocional e traz felicidade. Mas também pode aumentar a estimulação mental, a partir do momento que você começa a planejar a viagem, fazendo seu cérebro trabalhar ainda mais ao entrar em contato com uma cultura e/ou idioma diferente, vivendo uma nova rotina e se localizando em uma nova cidade. Esta estimulação mental resulta na longevidade do cérebro. Além disso, viajar reduz os riscos de depressão e de estresse, segundo uma pesquisa conduzida pelo The Global Comission on Aging, The Transamerica Center for Retirement Studies e The U.S. Travel Association. Quer mais? A mesma pesquisa afirma que viajar diminui o risco de desenvolver demência e Mal de Alzheimer na terceira idade.

viajar

E aí, já se convenceu que viajar faz bem à saúde e nos deixa ainda mais felizes? Então, não pense duas vezes, caia na estrada!

Fonte:http://www.levepravida.com.br/bem-estar/viajar-faz-bem-a-saude/

Veja Também

Kátia propõe acréscimo de normas nos serviços prestados pela Celg/Enel

A vereadora Kátia Carvalho requereu ao executivo e ao Procon o acréscimo das seguintes normas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *