A REGIÃO QUE MAIS CRESCE NO BRASIL saiba o que está acontecendo em seu estado:
Início » Notícias » Esporte » Fifa adia processo de concorrência por sede da Copa do Mundo de 2026

Fifa adia processo de concorrência por sede da Copa do Mundo de 2026

A Fifa decidiu adiar o processo de concorrência para os países que desejam se candidatar a sedes da Copa do Mundo de 2026. Em meio aos escândalos envolvendo dirigentes da entidade, o secretário-geral Jérôme Valcke – acusado de ter desviado US$10 milhões de propina para ajudar na escolha da África do Sul como sede da Copa de 2010 – afirmou, em entrevista coletiva na Rússia, que o momento atual não é propício para receber candidaturas e que seria algo “sem sentido” continuar com o processo de licitação.

– Devido à atual situação, seria sem sentido iniciar o processo no momento – disse Valcke.

Por ora, no entanto, a votação para eleger a sede da Copa de 2026 segue prevista para acontecer em maio de 2017, em Kuala Lumpur, na Malásia. Até a presente data, a Fifa recebeu os interesses oficiais de Estados Unidos, Canadá, México e Colômbia para sediarem o Mundial. Com a política de revezamento entre confederações, apenas os países asiáticos, afiliados à AFC (Confederação Asiática de Futebol), não poderão concorrer como local da competição.

Em dezembro de 2010, Rússia e Catar foram escolhidos como sedes para as Copas do Mundo de 2018 e 2022, respectivamente, em uma votação secreta com 22 membros executivos da Fifa. Domenico Scala, presidente do comitê de auditoria da entidade, responsável por organizar as novas eleições presidenciais do órgão, afirmou na última semana que as vitórias dos países sedes para os próximos mundiais podem ser invalidadas caso se comprove compra de votos na ocasião. Um dia depois, porém, a Fifa informou à rede CNN que não há qualquer base legal para mudanças no momento.

Os Estados Unidos são os grandes favoritos para sediar o Mundial – eles o receberam apenas uma vez, em 1994, quando o Brasil foi campeão. O país tentou ser o lar da competição em 2018, mas acabou derrotado pela Rússia.

Como foram os americanos que comandaram a operação que resultou na prisão de sete dirigentes da Fifa, houve uma reação internacional, em especial dos próprios russos, sobre o real interesse dos Estados Unidos no assunto – as detenções aconteceram na Suíça, fora do território da potência mundial. A alegação do FBI e do Departamento de Justiça Americano é que o esquema de corrupção envolveu empresas com sedes no país e fraudou o fisco nacional.

Novas eleições

A Fifa disse à agência Reuters que seu comitê executivo vai realizar em julho uma reunião extraordinária para determinar as bases da próxima eleição presidencial – Joseph Blatter, reeleito, afirmou que deixará o cargo. A rede britânica BBC informou que a votação será em 16 de dezembro, mas a Fifa ressalvou que há várias opções de data. Desde o anúncio de saída de Blatter, a entidade diz que o pleito deve ocorrer entre dezembro deste ano e março de 2016.

Veja Também

12 truques dos supermercados para você gastar mais

Tudo em um supermercado tem sua razão de ser. E o objetivo final é um ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *