Notas Câmara de Jataí 19/11

João Rosa: projeto obriga comércio a divulgar tratamento gratuito contra tabagismo

A Câmara aprovou projeto do vereador João Rosa que obriga os estabelecimentos jataienses que comercializam produtos fumígenos (derivados do tabaco) a afixar material de divulgação informando sobre a existência de tratamento gratuito para dependentes dessa substância pelo Sistema Único de Saúde (SUS), existente na Policlínica de Jataí.

O parlamentar ressalta que são inúmeros os males causados aos fumantes e mesmo àqueles que convivem com quem fuma. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo relaciona-se a 30% das mortes por câncer (boca, laringe, bexiga etc.); 90% das mortes por câncer de pulmão; 25% das mortes por doença coronariana (infarto do miocárdio); 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva (bronquite e enfisema); 25% das mortes por doenças cerebrovasculares (derrames) e 40% é o percentual de diminuição da fertilidade em mulheres tabagistas.

“A OMS destaca também que, das pessoas que desejam abandonar o vício, apenas 5% conseguem fazê-lo por si mesmas sem qualquer acompanhamento, fato que reforça ainda mais a necessidade de publicidade referente ao tratamento do SUS, que existe na Policlínica de Jataí, antiga Osego, e é desconhecido por muita gente, no que se diz respeito à existência do tratamento e acompanhamento para fumantes”, afirmou João Rosa.

Geovaci solicita recuperação da ponte sobre o ribeirão Felicidade

O vereador Geovaci Peres enviou ofícios às secretarias de Agricultura e Pecuária e de Obras e Planejamento Urbano solicitando a recuperação da ponte sobre o ribeirão Felicidade, localizada na região do São José, zona rural do município.

Gildenício pede ao governo que reconsidere antecipação do IPVA

O vereador Gildenício Santos requereu ao governo estadual que reconsidere a antecipação do IPVA 2016, que obriga o pagamento do imposto até maio. “As famílias se planejam desde o início do ano para o pagamento do imposto, mas agora terão de se desdobrar por causa da alteração do cronograma”, lamenta o parlamentar. “A população goiana não pode pagar o preço da vontade do governo em arrecadar”.

Mauro Filho requer posto de saúde para a região do São José

O vereador Mauro Bento Filho requereu à administração municipal a implantação de uma unidade básica de saúde para atender os moradores da região do São José. Ele lembra que nos últimos anos a população cresceu bastante na zona rural do município, que conta com três postos de saúde. Moradores e professores da escola do São José, situada a cerca de 90 quilômetros da zona urbana, reclamam da falta do benefício.

Câmara aprova moções de pesar

Foram aprovadas, nas primeiras sessões ordinárias deste mês, moções de pesar propostas por todos os vereadores, em virtude do falecimento de Margarida Alair Cabral Faria, Manoel Messias do Prado e Izaltina Cabral de Souza.

 

Check Also

Ciclone no Rio Grande do Sul causa mortes e deixa desalojados

O Rio Grande do Sul tem enfrentado mais uma vez forte chuva e ventania por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *