Recadastramento biométrico Câmara de Jataí 25/09/15

Cessão de servidores municipais vai acelerar cadastramento biométrico em Jataí

Foi definido no último dia 18, no Cartório Eleitoral de Jataí, um termo de cooperação entre Câmara Municipal, prefeitura e Justiça Eleitoral para a realização do recadastramento biométrico dos eleitores do município. O objetivo é agilizar o serviço de coleta de impressões digitais e outros dados de todos os cidadãos aptos a votar no município. O trabalho começou a ser feito no último mês de agosto e tem término previsto para fevereiro de 2016.

Devido às constantes reclamações dos eleitores, que passam horas na fila ou não recebem uma das 100 senhas colocadas à disposição do público diariamente, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Walter Carlos Lemes, solicitou ao executivo e ao legislativo jataienses a cessão de funcionários ao cartório. O prefeito Humberto Machado e o presidente da Câmara, Marcos Antônio, atenderam a solicitação.

Outra medida resultante do termo de cooperação será a descentralização do atendimento, que também será feito no Palácio das Abelhas, sede da Câmara Municipal. Atualmente, o cadastramento está sendo realizado somente no Cartório Eleitoral, localizado no Residencial Barcelona. “Grande parte da população vive em bairros muito distantes do cartório”, declarou Marcos Antônio. “Um posto de atendimento no Centro facilitaria bastante a vida dos eleitores”.

Em Jataí, o TRE conta com seis atendentes e são feitos cerca de 100 recadastramentos por dia. Até o momento, apenas 3% do eleitorado do município foi atendido. O objetivo, com o termo de cooperação, é ampliar o número de atendentes para 18 pessoas e chegar à quantidade de 500 a 600 recadastramentos diários.

A revisão do eleitorado ocorre em 47 zonas eleitorais de Goiás, envolvendo 98 municípios e, nesses locais, o eleitorado deverá comparecer para proceder à coleta de dados para a implantação da biometria (foto, assinatura e coleta de impressões digitais).

A legislação que normatiza a revisão do eleitorado autoriza a Justiça Eleitoral a requisitar servidores federais, estaduais ou municipais, bem como utilizar instalações e serviços de órgãos da União, dos estados, do Distrito Federal e municípios. Em algumas cidades, além de Jataí, já foram firmados termos de colaboração visando o reforço de pessoal para atuar nos trabalhos de biometria.

Check Also

Ciclone no Rio Grande do Sul causa mortes e deixa desalojados

O Rio Grande do Sul tem enfrentado mais uma vez forte chuva e ventania por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *