Reunião/produtores de leite Câmara de Jataí 21/10/2015

Produtores buscam apoio para criar grande evento leiteiro em Jataí

Em reunião realizada no último dia 20, no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Jataí, uma comitiva de produtores de leite do município, diante de todos os vereadores jataienses, solicitou apoio para a criação de um grande evento leiteiro na cidade. O objetivo é promover o nome de Jataí nos cenários estadual e nacional e atrair grandes indústrias.

Participaram do encontro os vereadores Marcos Antônio, Nilton César Soró, Adilson Carvalho, Carlos Miranda, Geovaci Peres, Gildenício Santos, João Rosa, Mauro Bento Filho, Thiago Maggioni e Vinícius Luz e os produtores Roberto Peres, Enaldo Oliveira Carvalho, Rogério Omar Correa, José Renaldo Franco e Izalter Francisco, além do chefe do Departamento de Divulgação e Atração de Novos Investimentos da Câmara de Jataí, Rhony Barbosa Vasconcelos.

“Se industrializarmos o leite em nosso município, todos ganharão”, disse o produtor Roberto Peres. “Os produtores, grandes e pequenos, as finanças públicas, que terão maior arrecadação, e nossa sociedade, que terá mais empregos e circulação de riquezas”. Segundo ele, se o município não aparecer, não atrairá empresas beneficiadoras de leite e continuará vendendo o produto in natura, com menor valor agregado.

O presidente da Câmara, Marcos Antônio, e demais parlamentares garantiram apoio à iniciativa. “A Câmara Municipal de Jataí tem sempre sido parceira no que é importante para a cidade”, afirmou Marcos Antônio. “Recentemente entramos em contato com alguns laticínios, durante evento realizado em Goiânia, e eles interessaram-se por Jataí. Também temos contado com o respaldo do prefeito Humberto Machado nos pleitos apoiados por todos os vereadores” .

De acordo com os produtores, o apoio da Câmara, da prefeitura, da Federação de Agricultura do Estado de Goiás (Faeg) e do Sindicato Rural de Jataí poderá garantir a obtenção de recursos junto a empresas para a realização do evento, que será totalmente voltado aos negócios, com direito ao maior torneio leiteiro de gado girolando da história do Estado. “Nossa exposição está entre as cinco maiores do país em girolando”, informou Peres.

O vereador Mauro Bento Filho concordou com a necessidade de se abrigar uma indústria em Jataí. “Nós debatemos e nos unimos, mas, para atrair uma grande empresa, precisamos também do apoio do Estado”, alertou.

Para o vereador Geovaci Peres, falta união em diversos segmentos da sociedade jataiense. “A desunião entre várias classes fez com que nossa cidade perdesse grandes investimentos no passado”, lembrou.

O vereador Carlos Miranda, além de confirmar seu próprio apoio, transmitiu a concordância do vice-prefeito Reni Franco Garcia, também secretário de Agricultura, que não pôde comparecer à reunião. “Ele estará sempre à disposição da classe produtora”, avisou o parlamentar.

Para exemplificar a importância do apoio governamental, o produtor e radialista Izalter Francisco relembrou o caso Perdigão, que acabou indo para Rio Verde depois de desistir de Jataí. “A iniciativa é de uma categoria, mas sem o poder público, não se alcança os objetivos”, disse ele.

Depois de reforçar os apelos por união, o vereador Gildenício Santos garantiu que o parlamento não deixará os produtores desamparados. “Uma feira será muito importante para o município”, declarou. “Nunca deixaremos de ser parceiros”.

O vereador Adilson Carvalho destacou outros problemas que podem ser atacados por meio de uma somatória de esforços. “Também temos de consertar o problema das constantes quedas de energia, que estão causando muitos prejuízos”, afirmou. “Devemos ainda fazer parcerias com empresas para acabar com os colchetes e instalar mata-burros em nossas estradas rurais”.

Check Also

Ciclone no Rio Grande do Sul causa mortes e deixa desalojados

O Rio Grande do Sul tem enfrentado mais uma vez forte chuva e ventania por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *