Estudantes celebram Dia Internacional da Síndrome de Down

Alunos da EMEF Alfredo Nasser comemoraram a data com um dos 20 alunos com a síndrome na rede municipal Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta terça, 21, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alfredo Nasser desenvolveu hoje atividades voltadas à conscientização e respeito às diferenças.

Os estudantes do 5º ano celebraram a data com uma importância a mais, já que eles estudam com o João Victor Oliveira Dias, de 13 anos. Ele é um dos 20 alunos com a síndrome na rede municipal. A professora Alexandrina Silva Soares de Almeida fez a leitura do texto “Amigos na diferença.” Trabalharam como devem respeitar as pessoas com necessidades educacionais especiais. “Somos todos iguais”, afirmaram os estudantes. Para a estudante Eduarda Vieira Silva, ser amiga de João Vitor é muito legal. “Com ele eu aprendo que devemos tratar todas as pessoas com carinho.”

A gestora da escola, Tércia de Souza, revelou que há 21 anos atuando na área da educação, ainda não tinha convivido com uma criança como João Victor. “Ele é muito expressivo, se comunica bem e responde a tudo que lhe é perguntado”, afirmou. A gestora destacou ainda que o mesmo conteúdo que é aplicado para os colegas também é trabalhado com o João, com uma adaptação.

Durante a aula, João Victor entregou para os amigos uma mensagem de Reinaldo Bulgare, em que diz: “Ser Inclusivo é dispor-se ao novo, ao inusitado, à transformação. É fonte de renovação”. O estudante abraçou os colegas de classe, e ainda agradeceu a profissional de apoio Norma de Souza Godoi, por todo o ensino e carinho que recebe.

“É muito gratificante trabalhar com essas crianças. A cada dia aprendemos muito com eles”, disse a coordenadora da Educação Inclusiva na Secretaria Municipal de Educação (SME), Renata Rodrigues.

Check Also

Seu celular está espionando? Como testar se seu smartphone está ouvindo suas conversas

Você já se perguntou se seu celular está realmente ouvindo o que você diz? Especialistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *