Dois homens foram presos, na terça-feira (17), com 1.050 doses de vacina contra a gripe H1N1, em Goiânia. De acordo coma Polícia Militar, os medicamentos foram furtados de postos de saúde de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, que estão em campanha de vacinação contra o vírus. Este é o segundo furto de vacinas em menos de dois dias no estado, que está em alerta depois que 13 pessoas morreram pela doença.
Segundo o tenente Gustavo Arantes, o enfermeiro Murillo Eguer de Paula Soares, de 28 anos, e o amigo dele, José Maicon Fernandes Freitas, foram presos no momento em que tentavam vender a vacina para outros dois homens.
Murillo, segundo a PM, é servidor da Secretaria Municipal de Aparecida de Goiânia, e negociava as doses pela internet. “Eles negociavam pelas redes sociais, e pelo WhatsApp eles marcavam de aplicar”, contou.
A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) informou em nota que a denúncia do crime foi feita por próprios membros do pasta, mas que o órgão ainda desconhece como o crime ocorreu e aguarda as investigações, que estão a cargo da Polícia Civil.
“Sobre as vacinas, as 1.050 doses recuperadas já foram devolvidas à Secretaria, que organizará sua destinação. A SMS enfatiza que também intensificará as atividades que garantam o controle e a segurança das vacinas. Por fim, a Secretaria de Saúde agradece o empenho dos policiais e confia na apuração dos fatos pelas autoridades competentes”, diz o texto da nota.
Conforme os policiais, a dupla admitiu que vendia as doses da vacina, mas negou ter sido responsável do furto. Os homens disseram em depoimento que pegaram as vacinas de uma terceira pessoa, que ainda não foi identificada.
Os dois foram presos na noite de terça-feira, no Residencial Guadalajara, em Goiânia. Com eles, além de mais de mil doses da vacina contra a gripe H1N1, foram apreendidos seringas e cartões de vacinação. Conforme os policiais, as doses da vacina eram vendidas a R$ 80 cada.
A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia informou vai intensificar a fiscalização na distribuição das doses. Segundo o órgão, as vacinas recuperadas já foram devolvidas aos postos de saúde.
Este é o segundo caso de furto de doses da vacina contra gripe H1N1 registrado esta semana em Goiás. O primeiro deles ocorreu em Senador Canedo, onde 80 frascos com o medicamento foram furtados de postos de saúde da cidade.