Uma equipe de estudantes de Goiás, chamada de Pequi de Newton, ficou em primeiro lugar na versão brasileira do Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT), considerada a “Copa do Mundo de Física”. Os campeões têm entre 15 e 17 anos e ganharam o título após resolverem uma equação que explica porque um pêndulo muda de direção sem qualquer interferência.
Segundo o professor Samuel Araújo, as situações-problema solucionadas pelos adolescentes são de nível de mestrado e doutorado em física, e demandaram meses de preparação. “Eles gostam disto. Eles são curiosos e trabalham muito com isto, se dedicam 6, 7 meses por ano resolvendo os problemas da IYPT”, disse.
O estudo que rendeu o troféu de 1º lugar começou a ser feito pelos alunos em agosto do ano passado. Esta foi a primeira vez que uma equipe goiana chegou à final e venceu a competição. Os adolescentes venceram outras 100 equipes brasileiras.
Dois deles, o estudante Vinicius Alcântara e o amigo, Carlos, vão representar o Brasil na etapa nacional, que vai ocorrer na China, no próximo dia 19 de julho. Eles afirmam que estão ansiosos para o novo desafio. “É uma responsabilidade muito grande e ao mesmo tempo um orgulho”, disse.
Outra situação-problema desvendada pela equipe foi a equação que explica a probabilidade de uma garrafa ser lançada e cair em pé no chão ou em alguma superfície. O lançamento, que já foi destaque no Fantástico, da Rede Globo, virou uma brincadeira famosa em todo o mundo, é explicado pelo estudante Felipe Nogueira, que faz parte da equipe campeã do IYPT.
“A gente leva em conta qual que seria o material ideal, o tanto de água na garrafa, o tamanho da garrafa, o material do chão para que, na hora que ela caia, haja a possibilidade mais alta de acertar o lançamento. Têm equações bem complicadas para explicar este fenômeno”, disse.
Fonte: G1