O número de mortes pelo vírus da gripe H1N1 subiu para 62, neste ano, em Goiás. O número, que consta no último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e contém dados atualizados até o dia 4 de junho, representa um total de 16,5% do total de óbitos em todo o país no período, que é de 374. A campanha de vacinação, que começou mais cedo no estado, se encerra na próxima sexta-feira (15).
O último boletim, divulgado em 6 de junho, apresentava 52 mortes. Ainda conforme o boletim, em Goiás, outras cinco pessoas morreram por H3N2e uma por Influenza B.
Entre os municípios, Goiânia possui o maior número de mortes por H1N1 (54), seguido por Trindade (20), Aparecida de Goiânia (17) e Anápolis (13).
O estado registrou 374 notificações de infecção por H1N1, outras 41 por H3N2, três por Influenza B e um por Influenza A não subtipado.
Apesar da quantidade de casos, a gerente de imunização da Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS), Grécia Pessoni, o pior momento já passou.
“Nós não estamos mais em risco de epidemia, uma vez que a gente vacina grande parte da população, mesmo que seja apenas pessoas do grupo de risco, a circulação viral diminui bastante”, pontua.
Fonte: G1