As vezes você caminhando pelas ruas pode até não notar, mas nos subterrâneos da cidade ou nos postes de energia estão correndo fios, em acelerado, de fibra óptica. Depois de algumas décadas ‘implorando’ por uma Internet de boa qualidade finalmente a cidade vai fazer parte do rol das grandes cidades brasileiras beneficiadas com Internet super rápida.
Abaixo vou fazer um comparativo de velocidade e preço do que temos hoje no mercado, e o que teremos a partir de outubro 2018. Neste mercado notamos que a Oi, uma empresa dominante na Internet Banda Larga à muitos anos aqui, nunca havia movido uma ‘paia’ para melhorar seus serviços, foi só a empresa Vivo colocar os pés para implantar uma internet com Fibra óptica de altissima velocidade a Oi se moveu e agora esta investindo para também ter um serviço compatível.
Na verdade eu ainda não sei como as empresas que já atuavam por aqui com internet a cabo ou via antenas wireless vão se portar neste novo cenário tecnológico, principalmente por terem um serviço de pouca qualidade, demora nas instalações com preços bem salgados. Por exemplo a Oi esta ligando para seus cliente e reduzindo o valor de seus pacotes em 50% do valor apenas em troca de fidelidade de um ano.
Bem, como falei antes vamos fazer um comparativo sobre o que temos e o que vai vir, se você queria ter uma Internet em sua casa, não tinha muitas opções, era contratar um plano da Oi de Adsl com algo em torno de 70,85 para 10 MB mais assinatura da linha, ou, 93,00 por 3 MB de empresas a cabo. (Estou falando de uma média de valores, e escolhi apenas dois pacotes de internet para fazer analise mais resumida).
Veja a analise abaixo com o nome da empresa e preços praticados, e depois uma simulação para elas se adequarem ao novo cenário.
Internet Oi:
-> 10 MB a 70,85. Valor cobrado por 1 MB: 7,85. Qualidade dos serviços: de médio para ruim;
Internet Cabo (várias pequenas empresas atuando neste mercado)
-> 3 MB a 93,00. Valor cobrado por 1 MB: 31,00. Qualidade dos serviços: de médio para ruim (ficando pior principalmente em horários de pico);
Internet Vivo (entrando em funcionamento a partir de Outubro/2018)
-> 100 MB a 109,00. Valor cobrado por 1 MB: 1,09. Qualidade dos serviços: ainda não temos esta informação, mas de acordo com os consultores haverá garantia desta velocidade de ponta a ponta;
Por exemplo, vamos imaginar que se Oi vendesse um plano de 100 MB como o da Vivo ao valor que ela cobra por 1 MB atualmente, o consumidor pagaria algo em torno de 785,00 mês para ter 100 MB da oi. E se fosse das operadoras a cabo, que vendem 1MB a 31,00, o consumidor pagaria algo em torno de 3.100,00 por mês para ter os mesmos 100 MB.
Porque isso vai revolucionar a cidade, não só o mercado, porque tudo hoje gira em torno de uma Internet de boa qualidade, de assistir um bom filme, ou conversar em redes sociais passando pelo serviços oferecidos pelos bancos, supermercados, etc, etc.
Acredito que toda empresa vai colocar a senha de Wifi expostas para seus clientes em seus estabelecimentos comerciais, acabou a era da ‘miséria’ de esconder Internet para não sobrecarregar sua rede.
Haverá realmente uma revolução que esta começando pelos subterrâneos de nossas ruas e pelos postes de nossa rede elétrica, Internet super rápida chegando a todas as casas com um preço nunca praticado aqui. Acredito que as primeiras empresas a sentir o impacto serão as de cabo que já atuam no mercado, devem cobrir apenas as periferias da cidade e a zona rural, e das muitas que atuam no mercado deve sobrar uma ou duas. Já a Oi vai ter que se re-adequar a nova realidade e praticar (finalmente) preços mais justos e serviços de boa qualidade.
Obs.: Caso tiver alguma dúvida, vou deixar o contato de um consultor que conheci da Vivo. Danilo 9-9247-2849
Texto: Jales Guedes