Ecopontos de Jataí recebem mais de 480 tolenadas/mês de entulhos específicos
Jogar entulhos e qualquer tipo de lixo em locais públicos e nas ruas, além de ser falta de educação, é uma infração à legislação. A prefeitura de Jataí, objetivando facilitar para a população o descarte de diversos tipos de entulhos e lixo, mantém em funcionamento dois ecopontos – um no setor Jacutinga, outro, no setor Colmeia Park, que funcionam de segunda a sábado das 7h às 18h, sem intervalo para o almoço. Outros dois ecopontos já estão em processo de implantação na cidade, um no bairro Jardim Rio Claro, que em breve passará por processo licitatório, e outro entre os bairros Cylleneo França e José Bento, que passa por alterações no projeto original.
Ecopontos são pontos destinados, pela prefeitura, para a entrega voluntária de resíduos de materiais de construção de até um metro cúbico, entulhos diversos, resíduos de podas e jardinagens (galhadas) e materiais recicláveis diversos. Os ecopontos não recebem lixo orgânico, nem material hospitalar, também não recebem resíduos industriais e tampouco materiais perigosos.
Pilhas, baterias, televisores, computadores, refrigeradores, secadores de cabelo, máquinas de lavar e outros produtos eletroeletrônicos que não são mais utilizados são recebidos pelos ecopontos de Jataí, considerando que o descarte inadequado oferece riscos à saúde das plantas, animais e pessoas. Uma vez que possuem substâncias tóxicas como chumbo e mercúrio, ao serem descartados no lixo comum, liberam substâncias químicas que prejudicam águas e solos, contaminando plantas, animais e, em contato com pessoas, podem ocasionar de dor de cabeça a complicações mais sérias e graves.
À exceção dos materiais recicláveis diversos, que são destinados à empresa Reciclagem Jataí, que faz o processo de separação e classificação dos materiais para o adequado reaproveitamento; todos os descartes nos ecopontos são destinados ao aterro sanitário. Já os pneus coletados pela prefeitura e levados para o ecopneus da Vila Brasília, são periodicamente entregues à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), parceira da prefeitura.
Cada ecoponto jataiense coleta, por mês, cerca de 305 metros cúbicos de resíduos de materiais de construção e galhadas (podas de árvores e ajardinamentos). Considerando que cada caçamba tem capacidade total de 5 metros cúbicos (equivalente a 8.000 quilos), a coleta total atinge cerca de 61 caçambas/mês, ou cerca de 488 toneladas/mês.
ECOPONTOS E ECOPNEUS
Funcionamento: Segunda a sábado, das 7 às 18 horas, sem intervalo para o almoço.
Ecoponto Jacutinga – Av. Jacutinga nº 222, setor Jacutinga.
Ecoponto Colmeia Park – Rua 24, nº 131, setor Colmeia Park.
EcoPneus Vila Brasília – Rua dos Rodoviários, nº 1.448, Vila Brasília.