VOCÊ SABIA?

Ecopontos de Jataí recebem mais de 480 tolenadas/mês de entulhos específicos

Jogar entulhos e qualquer tipo de lixo em locais públicos e nas ruas, além de ser falta de educação, é uma infração à legislação. A prefeitura de Jataí, objetivando facilitar para a população o descarte de diversos tipos de entulhos e lixo, mantém em funcionamento dois ecopontos – um no setor Jacutinga, outro, no setor Colmeia Park, que funcionam de segunda a sábado das 7h às 18h, sem intervalo para o almoço. Outros dois ecopontos já estão em processo de implantação na cidade, um no bairro Jardim Rio Claro, que em breve passará por processo licitatório, e outro entre os bairros Cylleneo França e José Bento, que passa por alterações no projeto original.

Ecopontos são pontos destinados, pela prefeitura, para a entrega voluntária de resíduos de materiais de construção de até um metro cúbico, entulhos diversos, resíduos de podas e jardinagens (galhadas) e materiais recicláveis diversos. Os ecopontos não recebem lixo orgânico, nem material hospitalar, também não recebem resíduos industriais e tampouco materiais perigosos.

Pilhas, baterias, televisores, computadores, refrigeradores, secadores de cabelo, máquinas de lavar e outros produtos eletroeletrônicos que não são mais utilizados são recebidos pelos ecopontos de Jataí, considerando que o descarte inadequado oferece riscos à saúde das plantas, animais e pessoas. Uma vez que possuem substâncias tóxicas como chumbo e mercúrio, ao serem descartados no lixo comum, liberam substâncias químicas que prejudicam águas e solos, contaminando plantas, animais e, em contato com pessoas, podem ocasionar de dor de cabeça a complicações mais sérias e graves.

À exceção dos materiais recicláveis diversos, que são destinados à empresa Reciclagem Jataí, que faz o processo de separação e classificação dos materiais para o adequado reaproveitamento; todos os descartes nos ecopontos são destinados ao aterro sanitário. Já os pneus coletados pela prefeitura e levados para o ecopneus da Vila Brasília, são periodicamente entregues à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), parceira da prefeitura.

Cada ecoponto jataiense coleta, por mês, cerca de 305 metros cúbicos de resíduos de materiais de construção e galhadas (podas de árvores e ajardinamentos). Considerando que cada caçamba tem capacidade total de 5 metros cúbicos (equivalente a 8.000 quilos), a coleta total atinge cerca de 61 caçambas/mês, ou cerca de 488 toneladas/mês.

ECOPONTOS E ECOPNEUS

Funcionamento: Segunda a sábado, das 7 às 18 horas, sem intervalo para o almoço.

Ecoponto Jacutinga – Av. Jacutinga nº 222, setor Jacutinga.
Ecoponto Colmeia Park – Rua 24, nº 131, setor Colmeia Park.
EcoPneus Vila Brasília – Rua dos Rodoviários, nº 1.448, Vila Brasília.

Check Also

Seu celular está espionando? Como testar se seu smartphone está ouvindo suas conversas

Você já se perguntou se seu celular está realmente ouvindo o que você diz? Especialistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *