O governo estuda liberar o dinheiro das contas ativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), conforme afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, na semana passada.
A medida é parecida com a que o governo do ex-presidente Michel Temer tomou em 2016, quando liberou o saque das contas inativas do fundo.
A projeção é que os saques podem injetar um valor próximo a R$ 22 bilhões na economia.
A conta do FGTS está ativa enquanto ela receber depósitos da empresa em que o trabalhador está empregado. Quando ele deixa o emprego, ela se torna inativa. Mesmo assim, a conta continua vinculada ao seu nome. Atualmente, esses valores só podem ser sacados em algumas circunstâncias, como ao se aposentar ou para comprar a casa própria.
Confira como você pode saber quanto tem atualmente no seu FGTS.
Site
No site da Caixa Econômica Federal, é possível consultar as informações do FGTS, após fazer um cadastro e criar uma senha. Para isso, é preciso saber seu número NIS/PIS. Ele pode ser encontrado no Cartão do Cidadão, na Carteira de Trabalho ou no extrato impresso do FGTS.
Veja o passo a passo:
Informe o número do NIS/PIS e clique em “cadastrar senha”
Leia o regulamento e clique em “aceito”
Preencha seus dados pessoais
Crie uma senha de até oito dígitos
Após esse processo, faça o login para poder acessar as informações da sua conta.
Aplicativo
Com a mesma senha, é possível checar as informações no aplicativo do FGTS, disponível na App Store, Google Play ou Windows Store.
O cadastro da senha também pode ser feito direto pelo aplicativo:
Na tela inicial do app clique em “Primeiro Acesso”
Leia o contrato e aperte “aceitar”
Informe o número do NIS e aperte “Continuar”
Preencha o formulário e aperte “Próximo”
Crie a senha e clique em cadastrar
Veja mais detalhes de como utilizar o aplicativo no vídeo acima, produzido pela Caixa Econômica Federal.
SMS e e-mail
Pelo celular, é possível receber mensalmente via SMS informações sobre o saldo disponível e os depósitos feitos na conta.
Outra possibilidade é receber as informações por email. Neste caso, a mensagem eletrônica com o extrato passa a ser enviada mensalmente e substitui o extrato em papel, enviado a cada dois meses pelo correio.
O cadastro desses serviços pode ser feito pelo site ou aplicativo, depois de criada a senha pessoal. Ainda é possível atualizar o endereço residencial para receber o extrato em papel.
Fonte: UOL