A cilindrada do motor pode influenciar na depreciação do seu automóvel. É o que indica um estudo realizado pela KBB Brasil, que analisou o índice de depreciação dos modelos mais vendidos do mercado – mesmo sem especificar quais são.
Para chegar aos resultados, a empresa aplicou o conceito de depreciação, comparando o valor do veículo novo em um período determinado em relação a seu atual valor residual, “sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil”.
O levantamento aponta que os veículos com motor 1.4 têm a maior média de depreciação: 11,5%. Em contrapartida, os carros equipados com motor 1.2 possuem a menor perda de valor, com taxa de 6,45%. Importante ressaltar, porém, que apenas dois modelos novos saem de fábrica com motores de 1,2 litro: Citroën C3 e Peugeot 208.
A segunda menor média é dos carros 1.3, estimada em 8,2%. Os modelos com motor 1.6 perdem 10,93% de seu valor após um ano de uso, quase o mesmo do que os 10,99% de depreciação de carros 1.8. Já os veículos 1.0 depreciam 10,2%.
Veja abaixo os índices do levantamento realizado pela KBB Brasil:
+ Carros com motor 1.4: depreciação de 11,5%
+ Carros com motor 1.8: depreciação de 10,99%
+ Carros com motor 1.6: depreciação de 10,93%
+ Carros com motor 2.0: depreciação de 10,48%
+ Carros com motor 1.7: depreciação de 10,27%
+ Carros com motor 1.0: depreciação de 10,20%
+ Carros com motor 1.5: depreciação de 8,65%
+ Carros com motor 1.3: depreciação de 8,26%
+ Carros com motor 1.2: depreciação de 6,45%
Do UOL, em São Paulo (SP)
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