Veja novidades do WhatsApp lançadas em 2019 e que talvez você não conheça

O WhatsApp recebe periodicamente diversas melhorias que, em muitos casos, acabam passando despercebidas pelos seus usuários. Em 2019, algumas foram mais polêmicas, como o limite de encaminhamento de mensagens para 5 grupos. Relembre as principais.

Restrições para adicionar alguém a grupos

Liberada em novembro, a possibilidade de controlar quais contatos podem adicionar você a grupos certamente foi uma das principais melhorias do app de mensagens em 2019.

Agora, é possível acionar um filtro em que o usuário determina quem poderá adicioná-lo aos grupos. São três opções:

  • todos – essa opção equivale ao modelo atual, que permite que qualquer administrador de grupo inclua novos membros no grupo sem que eles tenham solicitado o convite;
  • meus contatos – esta opção requer que o administrador esteja na lista de contatos de quem será adicionado ao grupo;
  • meus contatos, exceto – limita as opções aos contatos e permite a criação de uma lista de pessoas impedidas de adicionar o usuário a grupos.

Restrição de inclusão em grupos no WhatsApp — Foto: ReproduçãoRestrição de inclusão em grupos no WhatsApp — Foto: Reprodução

Restrição de inclusão em grupos no WhatsApp — Foto: Reprodução

Limite de encaminhamento de mensagens

No intuito de dificultar o compartilhamento de notícias falsas, o WhatsApp limitou o encaminhamento para apenas 5 grupos, desde janeiro de 2019.

A restrição dificulta principalmente a atuação de robôs no encaminhamento de mensagens em massa.

Também foi adicionada a opção “Aparecer na conversa” para todas as mídias recebidas. Com esse recurso, sempre que um arquivo de mídia for aberto na galeria em um bate-papo, será possível acessar diretamente onde ela foi compartilhada.

Responder a mensagens de grupo em particular

Nem sempre um recurso útil precisa ser complexo, e é o caso dessa funcionalidade. A possibilidade de responder a uma mensagem em particular dentro do grupo simplificou ainda mais as conversas no aplicativo.

Em versões anteriores do WhatsApp, caso o usuário quisesse fazer um comentário privado sobre uma mensagem de grupo, era necessário que ele fosse até a janela do contato e iniciasse uma conversa.

Agora é possível selecionar uma mensagem específica em um grupo e respondê-la só para um contato.

Possibilidade de responder conversa de grupo em chat particular é novidade do WhatsApp — Foto: ReproduçãoPossibilidade de responder conversa de grupo em chat particular é novidade do WhatsApp — Foto: Reprodução

Possibilidade de responder conversa de grupo em chat particular é novidade do WhatsApp — Foto: Reprodução

Mensagens de áudio consecutivas

Não é um recurso revolucionário, mas simplifica muito a tarefa de ter que ouvir mensagens de voz recebidas em sequência. Agora é possível escutá-las continuamente, dispensando ter que apertar o “play” em cada arquivo de áudio.

Espera em chamadas de voz

Ele supre uma carência para quem utiliza com frequência a função de chamada telefônica: agora é possível deixar as chamadas de voz feitas pelo WhatsApp em espera, assim como as ligações telefônicas do celular.

Até então, quem fizesse uma chamada pelo WhatsApp não conseguia deixar o contato em modo de espera ou alternar entre chamadas recebidas.

Melhorias no Modo PiP (Picture in Picture)

O aplicativo recebeu uma atualização que permite ao usuário assistir a vídeos em uma janela pop-up, mesmo quando alternar entre conversas do bate-papo.

Atualizações de status no Facebook Stories

Este recurso permite o compartilhamento do status do WhatsApp no Facebook Stories, disponível para o Android e iOS.

Desbloqueio por impressão digital

Todos os usuários do Android e iOS passaram a poder bloquear automaticamente e desbloquear o WhatsApp usando a impressão digital.

O recurso oferece algumas opções de personalização:

  • configuração do tempo para o bloqueio automático da tela;
  • restrição da exibição do conteúdo nas notificações, incluindo o remetente da mensagem.

Os usuários do WhatsApp para o iPhone poderão usar o bloqueio através do Face ID, além da impressão digital.

No entanto, o recurso é limitado e pouco intuitivo, como avaliou o especialista em segurança digital Altieres Rorh.

Acesso ao WhatsApp por biometria também foi novidade de 2019 — Foto: ReproduçãoAcesso ao WhatsApp por biometria também foi novidade de 2019 — Foto: Reprodução

Fonte: G1

Check Also

Seu celular está espionando? Como testar se seu smartphone está ouvindo suas conversas

Você já se perguntou se seu celular está realmente ouvindo o que você diz? Especialistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *