Mulher infectada com coronavírus pode ser multada em R$ 20 mil se sair de casa, diz Justiça de Jataí

Uma mulher que foi diagnosticada com Covid-19 em Jataí, no sudoeste de Goiás, pode ser multada em até R$ 20 mil se sair de casa. A determinação é de uma decisão judicial expedida na quinta-feira (19), após pedido do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO).

Segundo o MP-GO, a paciente e seus familiares estariam descumprindo as determinações de ficarem em isolamento domiciliar para evitar que não haja proliferação do coronavírus.

G1 entrou em contato com a filha da paciente após a decisão e aguarda retorno. Antes disso, elas já haviam relatado que estavam sendo vítimas de preconceito e ataques nas redes socais por causa do diagnóstico de Covid-19.

Na decisão, a juíza Sthella de Carvalho Melo afirmou que “o momento não autoriza a oitiva da parte contrária, com o intuito de confirmar a veracidade das notícias / informações anônimas (no sentido do descumprimento da recomendação de isolamento), sendo “melhor prevenir do que remediar”, como já dizia o ditado”.

Diante da situação, ela estipulou a multa para a paciente e familiares dela, caso algum venha a sair do isolamento domiciliar. Também na decisão, ela determina que todos forneçam amostras para serem testadas.

A magistrada justifica que “o vírus em questão transmite-se em progressão geométrica, podendo a atitude negativa dos réus atingir toda a sociedade, gerando estado de calamidade pública na saúde pública local”.

Transmissão em viagem

Segundo a Prefeitura de Jataí, foi apurado que a mulher chegou à cidade em um ônibus intermunicipal que saiu de Goiânia, depois de voltar de uma viagem à Espanha.

A administração municipal disse que recebeu a lista e passageiros da empresa responsável pela viagem e procura os passageiros que viajaram com ela, para pedir que eles também sejam testados para saber se algum deles foi contaminado.

Rodoviária de Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1Rodoviária de Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1

Rodoviária de Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1

Segundo o superintendente de ação integral à saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Jataí, Paulino Alves, 23 dos 44 passageiros já foram localizados e receberam orientações de como proceder. Todos devem seguir isolados em casa seguindo as orientações do órgão.

Devem ficar atentos todos que viajaram de Goiânia, no dia 12 de março, às 13 horas, com destino a Jataí em um ônibus da empresa Expresso São Luís. Quem identificar que esteve no mesmo veículo que a paciente, deve entrar em contato pelo telefone 64-3606-3691 para receber as orientações.

Em Goiás, há 15 casos confirmados da Covid-19. Além desta paciente em Jataí, há outros em Goiânia, Aparecida de GoiâniaAnápolis Rio Verde.

Para evitar ao máximo a disseminação do coronavírus, o governo decretou várias medidas para impedir aglomerações. Veja como está a situação em Goiás.

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão — Foto: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão — Foto: Infografia/G1

Fonte: G1

Check Also

Após 28 anos, ‘Homem Dobrado’ consegue ficar ereto depois de realizar cirurgia; VEJA ANTES E DEPOIS

Um cidadão chinês apelidado de “Homem Dobrado” passou por uma cirurgia que transformou sua vida …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *