O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu uma representação ética contra Gusttavo Lima pelo consumo de bebidas alcoólicas nas lives que ele fez nas últimas semanas.
Segundo o conselho, o cantor violou as recomendações do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas. Nas lives, ele fez propaganda para a Ambev.
De acordo com nota divulgada pelo Conar, o conselho recebeu uma série de denúncias em relação às transmissões ao vivo de Gusttavo Lima. “A denúncia cita a falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade e a repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto”, diz o texto.
O órgão ainda reconheceu que as lives são uma nova forma de comunicação e importantes para a publicidade durante a crise do novo coronavírus, mas ressaltou que as propagandas ainda devem seguir as regras estabelecidas. “Deve ser conciliada com os princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidado para que não seja difundida ao crianças e adolescentes”, reforça o comunicado.
Gusttavo Lima fez dois shows pelo YouTube desde o começo da pandemia do coronavírus, em 28 de março e 11 de abril. Somados, os vídeos têm mais de 77 milhões de visualizações.
Fonte: Jovem Pan