A Universidade Estadual de Goiás (UEG) suspendeu o vestibular do segundo semestre (2020/2), que aconteceria em julho. A decisão foi baseada no cenário de atual crise causada pela pandemia da covid-19 e foi publicada na noite desta quarta-feira (29) em resolução assinada pelo reitor da instituição.
No documento, o reitor Valter Gomes Campos considera o “cenário incerto” e a imprevisibilidade de retorno da normalidade administrativa da instituição. A decisão foi baseada, ainda, nas medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus como o isolamento social “sem prazo certo para retorno”.
Segundo a resolução, os procedimentos preparatórios para o processo seletivo e a aplicação de provas são atividades essencialmente presenciais. Além disso, o processo de isenção de taxas, elaboração, impressão e distribuição de cadernos de provas, recolhimento das respostas e gabaritos, com posterior início dos procedimentos de correção e divulgação de resultados demandam rotinas administrativas que vão contra as medidas de isolamento necessárias no período.
“Uma possível execução remota de tarefas e de procedimentos relativos ao processo seletivo não se mostra medida prudente, visto que, dessa maneira, ainda não há como garantir a segurança e a qualidade do certame”, diz a resolução.