A AGU (Advocacia-Geral da União) afirmou nesta quinta-feira (30) que enviou à Justiça Federal de São Paulo um relatório médico no qual afirma que Jair Bolsonaro (sem partido) se encontra “assintomático” e teve resultado negativo para Covid-19. Trata-se de um relatório, portanto, não do exame em si.
De acordo com a AGU, o relatório foi emitido em 18 de março pela Coordenação de Saúde da Presidência da República, “no qual é atestado que o presidente da República é monitorado pela respectiva equipe médica, encontrando-se assintomático, tendo, inclusive, realizado exame para detecção da Covid-19, nos dias 12 e 17 de março, com o referido exame dando não reagente (negativo)”.
Por isso, a AGU solicitou a extinção do processo. Na segunda-feira (27), a Justiça Federal determinou que o jornal O Estado de S. Paulo tem direito a ter acesso aos testes de covid-19 do presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi proferida pela juíza Ana Lúcia Petri Betto e o governo tinha prazo de 48 horas para fornecer o resultado.
O presidente fez o exame para Covid-19 duas vezes, em 12 e 17 de março, e informou que o teste deu negativo em ambas. Dias antes, Bolsonaro havia participado de uma missão oficial aos Estados Unidos – pelo menos 23 pessoas que acompanharam a comitiva foram diagnosticadas com a doença.