A sexta-feira (21) amanheceu com temperaturas negativas em muitas cidades de Santa Catarina. Árvores ficaram congeladas, houve geada e também sincelo, quando a neblina congela na vegetação. Apesar de não ter nevado no início da manhã na Serra, existe a possibilidade de neve em outras regiões catarinenses ao longo do dia. Fez -8,20ºC no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra por volta das 5h, mas as temperaturas podem cair mais.
Após a neve na Serra na noite de quinta-feira, segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, as condições meteorológicas são favoráveis para neve em outras regiões, não mais na Serra.
“Principalmente no Planalto Norte catarinense, com menos chance do Alto Vale do Itajaí e a região serrana da Grande Florianópolis, só nessas regiões”, disse.
Ainda de acordo com o meteorologista, a sexta-feira está amanhecendo com céu limpo na Serra e, por isso, não há mais chance de neve na região.
Mas com o tempo ficando seco e a permanência do frio intenso, pontos altos da região tiveram registro de geada nesta sexta, segundo Puchalski.
Em Urupema, por volta das 6h, fazia -7,53ºC no Morro das Antenas, segundo uma das estações da Epagri/Ciram, órgão de monitoramento do clima no estado. No Centro, o termômetro de rua registrava -6ºC no mesmo horário.
Em duas praças de São Joaquim, na Serra, água foi colocada em árvores pela prefeitura e com o frio intenso, os galhos acabam congelando. O efeito criado atraí os turistas.
O mesmo foi feito na praça do Centro de Urupema. O frio intenso na região exige cuidado também pois pode danificar canos e mangueiras que estiverem expostos.
Mesmo com as temperaturas negativas, teve quem se arriscou ficar nas praças das cidades da Serra ao amanhecer.
Com a possibilidade de neve também no Planalto Norte catarinense, há turistas que também buscaram a região, como a cidade de São Bento do Sul.
Estações meteorológicas da Epagri/Ciram registram temperaturas negativas ou em torno de 0ºC em diferentes regiões de Santa Catarina.