A Coreia do Norte fez um novo teste de míssil, com disparo de sua costa leste, na manhã desta quarta-feira (horário local), anunciou o Ministério da Defesa sul-coreano. “O lançamento parece ter fracassado”, indicou um representante da pasta, detalhando que o disparo foi feito pouco antes das 6h locais (18h de terça, horário de Brasília).
Os militares dos Estados Unidos também detectaram um lançamento de míssil da Coreia do Norte, informou o comandante da Marinha Dave Benham, porta-voz do Comando do Pacífico, sem fornecer mais detalhes.
Nesta terça-feira, o Japão colocou suas Forças Armadas em alerta para um possível lançamento de mísseis da Coreia do Norte. A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou que um míssil de alcance intermediário foi avistado sendo levado para a costa leste da Coreia do Norte. Acredita-se que o míssil lançado tenha sido um Musudan, de alcance intermediário, disse uma autoridade sul-coreana, sob condição de anonimato.
A Coreia do Norte tentou quatro vezes, sem sucesso, fazer seu Musudan voar. Com alcance estimado entre 2.500 e 4.000 quilômetros, o míssil poderia atingir a Coreia do Sul, o Japão e até ilha de Guam, onde há uma base americana.
Proibição – Várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU proíbem a Coreia do Norte de usar tecnologia de mísseis. Apesar disso, Pyongyang faz, regularmente, lançamentos de curto alcance no mar do Japão, ou mar Oriental.
O Musudan foi revelado durante um desfile militar em 2010, em Pyongyang, mas nunca foi testado de modo bem-sucedido em voo.
Fonte: Veja