A Polícia Civil informou que a dona de uma jibóia encontrada em um prédio foi indiciada por crime ambiental em Goiânia. O animal estava dentro do guarda-roupa em um apartamento no 16º andar e, de acordo com o delegado estadual de proteção ao Meio Ambiente (Dema) Luziano Carvalho, subiu pela sacada de uma vizinha.
“Ouvimos a mulher, o marido e a sogra dela. Eles alegaram que adquiriam de alguém, mas não contaram de quem. Falaram que tinham a cobra há um mês e pagaram R$ 4 mil”, explicou o investigador.
O indiciamento aconteceu na última quinta-feira (19) e, segundo a PC, a mulher foi multada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) em R$ 1,5 mil. Luziano explicou que, se condenada pela criação do animal silvestre, a dona pode ter pena de até um ano de prisão e multa, que pode ir até 360 salários mínimos.
A cobra foi levada para o zoológico de Goiânia e o delegado Luziano informou que a população precisa denunciar à polícia se notar algum tipo de criação irregular de animal silvestre. O telefone para denúncias na Polícia Civil é 197.
Resgate
A cobra foi encontrada no dia 15 desse mês e, segundo a moradora, que não quis se identificar, o marido encontrou o animal enquanto pegava uma camiseta dentro da gaveta.
“Ele viu algo cilíndrico de uma cor diferente, colocou a mão em cima e ela começou a se mexer. Ele me chamou para ver, nós trancamos tudo e chamamos os bombeiros”, conta.
Fonte:G1