O pequeno Hygor Luciano, de 8 anos, que nasceu com paralisia cerebral, realizou o sonho de entrar em um avião pela primeira vez, em Goiânia. Mãe dele, Sônia Brito diz que, mesmo com algumas limitações impostas pela condição do filho, isso não o impediu de se apaixonar por aeronaves.
A mãe conta que a casa onde ela e os dois filhos moram fica perto do Aeroporto de Goiânia. Ela diz que descobriu a paixão de Hygor por aviões por causa da reação dele quando ouve barulhos vindos do aeroporto.
“Ele gritava muito, muito mesmo. Às vezes ele parava de fazer o que estava fazendo para dizer ó [sinal com a mão no ouvido] para escutar a ‘zuada’ do avião. Aí, ele queria ir lá pra fora”, disse.
Sônia conta ainda que, quando escuta o barulho, o menino não se contenta em ficar só na porta de casa e, quase todo dia, eles terminam o dia em cima do capô do carro para observar os aviões um pouco mais de perto.
“A gente fica em uma parte do hangar e ele sobe em cima do carro e fica vendo. O mais próximo que a gente chegou de avião foi isso”, disse a mãe.
De tanto ver as reações do filho, a Sônia decidiu pedir para a administração do Aeroporto Santa Genoveva que o filho pudesse conhecer um avião mais de perto. Após isso, a equipe topou e foi possível realizar o sonho do menino na quarta-feira (25).
Na hora combinada, Hygor e a família chegaram ao aeroporto como visitantes de honra. Eles seguiram uma agenda, preparada com horários e procedimentos de segurança. O menino apaixonado por aviões ganhou até um crachá personalizado com a foto dele para o dia tão especial.
Ao longo do dia, eles tiraram fotos e puderam ver os pousos e decolagens mais de perto. Quando a tripulação autorizou, o menino foi até a cabine para conhecer de perto e até sentou ao lado do comandante.
Hygor ficou 20 minutos dentro da cabine e logo depois deixou a aeronave, que seguiu para o Recife. Após desembarcar, Hygor entrou em um ônibus dentro do aeroporto para voltar até o local de embarque e desembarque do local.
No passeio, teve até uma “cerimônia de batismo”, que foi quando caminhões do Corpo de Bombeiros jogaram jatos de água sobre o ônibus onde estava Hygor para homenagear a primeira visita oficial do menino apaixonado por aviões.
“Ele é muito determinado, o que ele quer ele fala que ele vai conseguir e realmente ele consegue”, disse a mãe.
Gerente executivo da empresa que administra o aeroporto, Rodrigo Côrtes conta que a toda a tripulação ficou emocionada a visita de Hygor. Ele disse ainda que o próximo desafio é, não apenas levar o menino para dentro de um avião, mas fazê-lo voar de verdade.
“Quando você olha uma criança que nunca viajou de avião e tem isso, a gente vê que é uma coisa realmente que mexe com as nossas emoções, com o nosso imaginário e, agora, o nosso desafio é fazê-lo voar de avião de verdade” , disse.
“Ele está agradecendo vocês. Obrigada”, disse a mãe, traduzindo o gesto do menino, que sorria após a visita.
Fonte:G1