O Mutirão Limpa Nome, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), começa nesta segunda-feira (21), em Goiânia. Os consumidores que estão com dívidas em lojas terão descontos em multas e juros que podem chegar a 100%, e pagamento parcelado.
O mutirão, que vai até o dia 10 de dezembro, é feito principalmente de forma online pelo site Mutirão Limpa Nome. Na página, é possível consultar as dívidas e ver o contato dos comércios nos quais a pessoa tem débitos. Em seguida, o consumidor é encaminhado para a negociação direta com as empresas via aplicativo de mensagem.
Caso o cliente tenha dificuldades em fazer o processo online, pode ir diretamente à loja e fazer a negociação com o setor de crédito. Todo o processo é gratuito.
Além dos comércios, fazem parte do Mutirão Limpa Nome bancos e instituições de crédito. Após a negociação, o nome é retirado do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em cinco dias.
A expectativa da CDL é que mais de 15 mil goianos participem do evento e aproveitem as condições facilitadas para quitar as dívidas. Uma pesquisa do SPC apontou que o número de consumidores endividados cresceu quase 10% em outubro desse ano em relação ao mesmo período do ano passado. O percentual é maior do que a média nacional, que foi de 9,24%.
Empresas que querem participar do mutirão ainda podem se escrever. Para isso, é necessário fazer a inscrição pelo site da CDL Goiânia. A taxa é de R$ 50.
Serviço
Evento: Mutirão Limpa Nome
Data: de 21 de novembro a 10 de dezembro
Para o consumidor participar: www.mutiraolimpanome.com.br
Para a empresa participar: www.cdlgoiania.com.br
Fonte:G1