Um despacho publicado nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União (DOU), pela Secretaria-Geral da Presidência, autorizou a equipe de assessores que trabalhará para o presidente Jair Bolsonaro (PL), após o fim de seu mandato, a acompanhar o líder em uma possível viagem a Miami, nos Estados Unidos, em janeiro de 2023.
O texto, assinado pelo secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência, Mario Fernandes, diz respeito ao afastamento dos servidores que vão dar apoio a Bolsonaro na possível viagem. Na portaria, Fernandes autoriza que os servidores sigam para os Estados Unidos para acompanhar o chefe do Executivo.
– [Autoriza o afastamento dos servidores] para realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, em Agenda Internacional a realizar-se em Miami/Estados Unidos da América, no período de 1° a 30 de janeiro de 2023, incluído o período de deslocamento, com ônus – diz o despacho.
Nos últimos dias, chegou a se cogitar uma viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos e uma despedida que seria realizada entre ele e alguns auxiliares no Palácio da Alvorada. No entanto, o líder afirmou à CNN Brasil que as duas notícias eram “fake”.
– Reunião de despedida? Fake. Também não viajo amanhã [quarta, 28]. Fake – afirmou ele na terça-feira (27).