Uma empresa jogou 360 toneladas de rejeitos químicos, utilizados na fabricação de telhados, em uma propriedade rural de Abadiânia, no Entorno do Distrito Federal, sem autorização do dono do local. A denúncia foi feita na quinta-feira (18).
O g1 entrou em contato com a Brasilit, empresa do Grupo Saint Gobain, para pedir um posicionamento sobre o caso, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Segundo o advogado do proprietário da fazenda, Bruno Boaventura, considerando a quantidade do material na propriedade, o descarte ocorre desde a inauguração da empresa que aconteceu em abril na cidade.
“O proprietário do imóvel é um idoso que atualmente está hospitalizado em um quadro delicado de saúde. Ele quem visualizou os depósitos irregulares e até advertiu um dos motoristas para que não o fizesse. Em razão do estado de saúde dele, através de uma procuração, eu registrei ocorrência policial e também registrei a situação junto ao Ministério Público (MP)”, afirma o advogado.
De acordo com Bruno, além da preocupação com o dano ambiental que pode ter sido causado, o cliente dele também tem medo de ser multado, já que em casos como esse, mesmo sem culpa, o proprietário do local pode ser responsabilizado.
“Meu cliente teme a responsabilidade por crimes, multas, prejuízos financeiros e a inutilização do solo”, destaca o advogado.
Ainda segundo Bruno, a empresa chegou a solicitar por escrito uma autorização para retirar os rejeitos, mas sem se manifestar acerca dos possíveis crimes cometidos, possível contaminação do solo, quanto tempo de trabalho seria necessário para fazer a retirada e se arcariam com eventuais prejuízos do proprietário.
O g1 entrou em contato com o MP para pedir informações sobre o caso, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Fonte:G1