VÍDEO: tocha olímpica Paris 2024 é acesa na Grécia; VEJA

Hoje, 16 de abril, a tocha dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi acesa na antiga Olímpia em uma cerimônia tradicional. Esse momento marca o encerramento dos sete anos de preparativos para o início dos Jogos, que ocorrerão em 26 de julho.

A atriz grega Mary Mina, no papel de sacerdotisa, acendeu a tocha utilizando uma chama reserva, já que o céu nublado não permitiu o uso do espelho parabólico usual para o início do revezamento na Grécia e na França.

O ponto alto do evento será o acendimento da chama olímpica na capital francesa durante a cerimônia de abertura. Paris será a anfitriã dos Jogos Olímpicos pela terceira vez, após as edições de 1900 e 1924.

Apesar do conflito em curso na Ucrânia, o Comitê Olímpico Internacional (COI) permitiu que atletas russos e bielorrussos competissem nas Olimpíadas. No entanto, eles participarão como atletas neutros, sem bandeira ou hino nacional, o que desagradou Moscou.

O presidente francês, Emmanuel Macron, também declarou na semana passada que a Rússia seria solicitada a observar um cessar-fogo na Ucrânia durante os Jogos Olímpicos de Paris. O Kremlin respondeu afirmando que a Ucrânia poderia aproveitar essa oportunidade para se reorganizar e se rearmar.

Anuncios

A tradição de suspender conflitos armados durante uma trégua olímpica remonta à Grécia antiga. A sacerdotisa acendeu a tocha do primeiro corredor do revezamento, o campeão olímpico de remo da Grécia, Stefanos Ntouskos. Após uma breve corrida, ele passou a chama para a francesa Laure Manaudou, três vezes medalhista olímpica na natação e chefe do revezamento da tocha olímpica de Paris, representando a cidade anfitriã.

FONTE: terrabrasilnoticias

Check Also

Seu celular está espionando? Como testar se seu smartphone está ouvindo suas conversas

Você já se perguntou se seu celular está realmente ouvindo o que você diz? Especialistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *