Empresa de Elon Musk, a Starlink, divisão de satélites da SpaceX, recebeu recentemente aprovação da FCC (Comissão Federal de Comunicações) para iniciar a oferta de serviços de telefonia celular. Este novo serviço, conhecido como Starlink Direct to Cell, é voltado para fornecimento de cobertura em áreas onde as redes celulares terrestres não chegam, como em regiões isoladas dos Estados Unidos.
A colaboração entre a Starlink e a T-Mobile permitirá que consumidores em áreas sem cobertura móvel se conectem usando seus dispositivos habituais. O acordo com a T-Mobile permitirá que a empresa utilize bandas específicas de frequência para garantir a transmissão de sinal sem interferências no sistema terrestre já existente.
O principal benefício do serviço Starlink é aumentar o acesso a comunicações em regiões remotas, incluindo serviços de emergência. Este é um avanço significativo para usuários em áreas que historicamente ficam sem rede. O serviço não apenas melhora o acesso individual, mas também contribui para a segurança pública, permitindo chamadas e mensagens em caso de emergência.