Por determinação do Prefeito Geneilton Assis , a Tenente-Coronel Selma Rodrigues- Secretária de Segurança Pública e Defesa Social de Jataí (SSPJ) não tem envidado esforços para estabelecer uma política penal de ressocialização em nosso município, hoje na Unidade Prisional de Jataí CIS, participaram da reunião intermediada pela SSPJ, a Dra Renata Carvalho – Diretora de Defesa Social (SSPJ) e sua auxiliar de projetos, Lúcia Silva, Albino Caussero- Diretor do SESI/SENAI das Unidades de Jataí e Mineiros e a Direção do Presídio, Policial Penal Dantas e Jorge Miguel, a missão é iniciar as tratativas de qualificação profissional para os reeducandos e egressos do sistema penal.
Essa iniciativa representa mais do que um programa: é uma porta aberta para oportunidades reais e uma NOVA CHANCE para todos aqueles que desejam reconstruir suas vidas e se reinserir na sociedade de forma digna e transformadora.
Juntos, a Diretoria de Administração Penal, SSPJ e SESI/SENAI, através de Convênio da Prefeitura poderão iniciar os cursos ainda no mês de maio deste ano.
A prefeitura de Jataí acredita no poder da educação, da qualificação e da esperança para construir um futuro melhor para todos.
Segundo o Diretor do Presídio, Policial Penal Dantas, existe interesse do Governo do Estado em implantar um presídio industrial em Jataí, já que a área da Instituição perfazem 50 mil metros quadrados. E, que o Edital para as parcerias com as Indústrias,já está em vigência. A parceria das indústrias é fundamental na ressocialização do reeducando, do sistema fechado, com vantagens para todos, uma vez que, para a empresa, não há vínculo empregatício e a remuneração é 2/3 do salário mínimo. Em contrapartida, para o reeducando, além de aprender uma profissão, reduzir o tempo de pena, porque a cada dia trabalhado, reduz 3 dias de pena, ainda tem a oportunidade de receber remuneração, sendo que esta pode ser repassada uma parte para familiares e a outra parte ficar em depósito (pecúlio), espécie de uma poupança obrigatória, para sacar, quando estiver em liberdade.
Já o Albino Caussero- Diretor do SESI/SENAI, está bem animado com os cursos de qualificação ofertados em parceria com a Prefeitura e já estuda a possibilidade de parcerias para ofertar Cursos de nível Superior Tecnológico, 2 anos, dentro do Presídio de Jataí, em 2026.
Segundo a TCoronel Selma, este programa é intersetorial, e engloba as secretarias de desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, obras e manutenção urbana. Enfatiza ainda que, nos próximos dias, teremos o lançamento oficial do Programa com ações institucionalizadas.
Empresas interessadas em montar Indústria dentro da unidade prisional de Jataí, acessar:
https://www.policiapenal.go.gov.br/atos-normativos/atos-internos/chamamento-publico-no-001-2025-dgpp-credenciamento-para-permissao-de-uso-de-bem-imovel.html