Para humanizar ainda mais o atendimento à comunidade, a Prefeitura irá implantar, a partir do dia 1º de fevereiro, no Hospital das Clínicas, o mesmo atendimento da UPA: o “Acolhimento com Classificação de Risco por Cores” e com isso, casos mais graves serão priorizados.
Esse sistema, utilizado por vários hospitais no Brasil, se baseia no Protocolo de Manchester, na Inglaterra, estabelecido em 1994, por um grupo de profissionais especializados em triagem. No Brasil, a classificação de risco foi utilizada pela primeira vez em 2008, no Estado de Minas Gerais.
O acolhimento com classificação de risco consiste na realização de um atendimento prévio, a chamada triagem, oportunidade em que são considerados sinais e sintomas apresentados e ainda, em que são verificados sinais vitais como pressão, batimentos cardíacos e glicemia para então, atribuir uma cor ao paciente que corresponde à prioridade que terá no atendimento e consequentemente, ao tempo que terá que esperar.
Neste contexto, os pacientes serão classificados em quatro cores:
• vermelho – indica que o paciente deve receber atendimento imediato (emergência)
• amarelo – indica que o paciente deve receber atendimento rápido (urgência)
• verde – indica que o paciente pode aguardar um pouco por atendimento (caso de pouca urgência)
• azul – indica que o paciente pode ser atendido numa Unidade Básica de Saúde (caso não urgente)
Após essa triagem, a depender de suas classificações, os pacientes serão encaminhados ao atendimento médico no hospital ou terão suas consultas agendadas numa UBS.
Fonte: http://www.jatai.go.gov.br