Mato Grosso cresce 10 vezes mais que a economia brasileira

O Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso cresceu 14,1% no terceiro trimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho foi superior ao apresentado pela economia brasileira que registrou crescimento de 1,4% para o mesmo período.

Os dados fazem parte de um levantamento inédito realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), apresentado na manhã desta terça-feira (27.02) pela equipe técnica da Coordenadoria de Estudos Socioeconômicos da Seplan, representada pelos servidores públicos e economistas Eduardo Matsubara e Breno Antunes.

Na variação do acumulado anual, ou seja, de janeiro a setembro de 2017, a economia mato-grossense cresceu 13,9%, enquanto a atividade econômica nacional registrou um aumento de apenas 0,6% no mesmo período. Já no acumulado dos últimos quatro trimestres em relação aos quatro trimestres anteriores, Mato Grosso registrou crescimento de 10,2% e no Brasil a redução foi de -0,2%.

De acordo com o secretário de Planejamento, Guilherme Müller, Mato Grosso passa a atuar na vanguarda ao calcular o PIB trimestralmente e adiantar os resultados econômicos do Estado, divulgados nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com uma defasagem de tempo de dois anos.

Segundo o gestor, Mato Grosso começou a ter crescimento positivo do indicador a partir do último trimestre de 2016 e seguiu no positivo 2017 em diante com resultados muitos maiores do que o crescimento do País e da maioria dos estados brasileiros que calculam o PIB trimestral. Resultados puxados pelo setor agropecuário, ressaltou.

Frente aos números positivos e questionado sobre as medidas de contingenciamento adotadas pelo Estado, bem como a necessidade do fundo que será criado para a estabilização fiscal, Müller explicou que o problema não está receita e sim no excesso de despesas criadas. “A receita cresceu nesse período que nós apresentamos, mas só que as despesas cresceram muito mais. Esse é o problema”, ponderou.

Sobre a perspectiva da economia do Estado continuar no bom ritmo, Müller comentou que após sucessivas baixas no PIB Mato Grosso voltou a crescer em 2017 indicando que está saindo da crise que se instalou no Brasil. “Isso quer dizer que por enquanto o processo de produção do Estado voltou a situação normal do passado”, concluiu.

Fonte: http://www.folhamax.com.br

Check Also

Lista de Aprovados para o Aluguel Social: Retirada dos Cartões no Goiás Social

A Agência Goiana de Habitação S/A – AGEHAB, convoca os candidatos aprovados para a entrega …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *