Na última segunda-feira (05), foi realizado, no auditório do Instituto Presbiteriano Samuel Graham (IPSG), o Fórum de Empreendedorismo, evento que abriu a 3ª Semana de Empreendedorismo promovida pela Prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – em parceria com Sindivarejista, Associação Comercial e Industrial de Jataí (ACIJ), Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Jataí (AJE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Jataí, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Presbiteriano Samuel Graham (IPSG), SICOOBCOOPREM, PlotarMais, Café do Feirante e escritório Barbosa & Ragagnin – com o objetivo de trabalhar a cultura do empreendedorismo, fomentar negócios e o desenvolvimento do município.
Estiveram presentes ao evento, o prefeito Vinícius Luz, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Francis Barros, assim como outros secretários e superintendentes municipais, além da analista do SEBRAE, Heloene Leal, do presidente da Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Jatai – AJE – Ricardo Assis, do presidente da Associação Comercial e Industrial Jataí – ACIJ – Adriano Freitas, do gestor do Centro de Empreendedorismo e Incubação de Jataí – Beetech -, Francys Pimenta de Faria e dos vereadores Kátia Carvalho e João Rosa.
Ao fazer uso da palavra, o secretário de Desenvolvimento Econômico falou do empenho da atual administração municipal em fomentar o empreendedorismo na cidade.
Ricardo Assis, presidente da AJE, afirmou que a Semana do Empreendedorismo cria um ambiente mais inovador e favorece o desenvolvimento.
Já o prefeito Vinícius Luz ressaltou a importância de parcerias para o sucesso de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo e sobre a valorização e incentivo de empresários e empreendedores locais para a geração de emprego e renda. Vinícius ainda abordou o investimento de 1 milhão de reais que será feito pela Prefeitura na construção do Parque Tecnológico que acaba de ser contemplado com um recurso da FAPEG na ordem de 5 milhões de reais, o que permitirá ao município, dar um importante salto na área da Ciência e Tecnologia.
Na oportunidade, a analista do SEBRAE, Heloene Leal, defendeu que empreender não significa apenas abrir um negócio, mas também ter atitudes empreendedoras, que não necessariamente precisam gerar lucro financeiro, exemplificando com o empreendedorismo social. Para ela, empreender é se utilizar das melhores competências pessoais para atingir um objetivo.
Dando início às palestras da noite, Tiago Souza, consultor do Sebrae, abordou o tema “Como atrair, conquistar e manter clientes” e defendeu que o atendimento é fundamental para a atração e a manutenção de clientes e que de acordo com pesquisas, 68% dos clientes que não retornam a um estabelecimento o fazem porque foram mal atendidos.
Depois de Tiago, foi a vez de Aline Costa, psicóloga, coach e consultora de RH, abordar a Alta Performance em Vendas e lembrou que estamos constantemente vendendo, seja a nossa imagem ou postura ou mesmo produtos e serviços e que todos a nossa volta são nossos potenciais clientes. Além disso, Aline ainda defendeu que todas as pessoas que trabalham com vendas devem vender soluções para problemas.
O Fórum foi encerrado com palestra de Pablo Marçal, o CEO da Plataforma de Coaching, da empresa Marçal Coaching de Negócios e também empreendedor, que ofereceu aos presentes, palestra sobre “Os segredos dos empresários mais eficientes do mundo”, momento em que provocou a platéia com afirmações do tipo: “não devemos esperar a crise passar para empreender, já que nos últimos 30 anos vivemos 44 crises”, “o contrário do sucesso é a desistência e não o fracasso”. Pablo ainda abordou a importância de se ter um objetivo na vida e que o grande segredo é nos libertarmos de crenças e estarmos aptos a aprender.
Fonte: PMJ