A assessoria de imprensa da prefeitura de Rio Verde convocou a imprensa na manhã de quarta-feira, dia 5, para anunciar o fechamento de cinco unidades de ensino municipais: Hermes Dourado (Vila Santa Cruz), Nosso Coleguinha (Setor Pausanes), Emei da Vila Borges, Gotas de Luz (São Tomaz) e Iracema Velasco (Chácara/Morada do Sol). O secretário municipal de Educação, Miguel Ribeiro, esclareceu que as medidas foram adotadas devido à baixa demanda de alunos em tais escolas e o alto custo em mantê-las ativas.
Os cerca de 800 estudantes de tais unidades serão transferidos para instituições de ensino muito próximas da que estudavam anteriormente. “Faremos uma comunicação oficial aos pais e esses alunos serão transferidos para unidades localizadas a poucos metros da antiga escola onde cursavam. Observamos baixa demanda de alunos em tais unidades e a transferência deles não vai superlotar as outras unidades. Além disso, as antigas escolas estavam instaladas em prédios alugados em péssimas condições de conservação. Com essas medidas, vamos economizar cerca de R$500 mil no ano e investiremos R$1 milhão na instalação de salas modulares para comportá-los”, explicou Miguel Ribeiro.
A escola municipal na Vila Borges, por exemplo, funcionava em uma casa alugada que passou por adaptações para acolher os estudantes. “No entanto, a estrutura local é ruim. Já a Escola Rosalina Borges dispõe de grande espaço e possui ambientes; como quadra poliesportiva, pátio e cozinha”, disse Miguel; acrescentando que “os alunos deixarão a casa alugada para serem alocados na Rosalina Borges que, inclusive, terá salas modulares. Então, a criança sairá de um ambiente quente e desconfortável e estará em salas climatizadas e num lugar em que possam praticar esportes”.
Já o Emei Iracema Velasco, no Bairro Morada do Sol, é uma escola quente e abafada e os estudantes locais não estão bem acolhidos, conforme diz. Diante da situação, o gestor avisa que os estudantes desta unidade serão realocados para a Emef Maria Brigida, que comporta um espaço gigantesco, incluindo quadra poliesportiva coberta. “Além dos mais, a escola Maria Brigida terá a tecnologia das salas modulares, ofertando maior qualidade aos menores”, comenta.
No bairro São Tomaz, o secretário informa que os alunos do Emei Gotas de Luz passarão a estudar no Emei João Barbosa Neto. “Unidade que dispõe de grande estrutura e é bem espaçosa”.
Alguns pais de alunos estavam revoltados e bem indignados com o fechamento da Escola Hermes Pereira Dourado, na Vila Santa Cruz e inclusive, reuniram em frente ao colégio ressaltando a indignação com a mudança. Os estudantes serão realocados para as Escolas Municipais Dr. Checo e Amanda Campos, localizadas na mesma região.
Outra unidade que fechará as portas é a Nosso Coleguinha, no Setor Pausanes, mas o município realocará as crianças para as escolas Marieta Ferreira e Severino Gomes, no mesmo setor. Em resposta, o secretário diz que as unidades Hermes Pereira Dourado e Nosso Coleguinha cabem aproximadamente 800 alunos cada uma, mas ambas atendem menos da metade desse total hoje. “Então, por falta de demanda, as duas escolas serão fechadas”, explica o secretário.
Fonte: Diário do Rio Verde