Anvisa aprova novos testes para diagnóstico de covid-19 no Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou nesta quinta-feira (30) que aprovou oito novos testes para diagnóstico de covid-19. Com isso, o Brasil passa a contabilizar 59 testes registrados.

De acordo com o órgão, os fabricantes seguiram todos os critérios estabelecidos pela RDC (Resolução da Diretoria Colegiada), documento que estabeleceu novos procedimentos para solicitação e registro de medicamentos e, ainda, produtos de diagnóstico diante da pandemia do novo coronavírus.

Teste rápido em farmácias

Na terça-feira (28), a agência aprovou permissão para que farmácias possam aplicar os chamados ‘testes rápidos’ de covid-19. O produto, que não é tão eficiente quanto o RT-PCR, é considerado uma ferramenta de auxílio para verificar se o indivíduo já teve contato com o vírus.

O teste é realizado em poucos minutos e, de acordo com o Ministério da Saúde, deve ser utilizado após o sétimo dia de sintomas da doença (se for realizado antes, a probabilidade de apresentar falso negativo é maior).

“Resultados negativos não excluem infecção. Resultados positivos não devem ser usados como referência absoluta”, disse o presidente substituto da Anvisa, Antonio Barra Torres.

Check Also

Seu celular está espionando? Como testar se seu smartphone está ouvindo suas conversas

Você já se perguntou se seu celular está realmente ouvindo o que você diz? Especialistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *