Aos 80 anos, Ephigênia Soares de Jesus realizou neste ano o sonho de começar a estudar. Pela primeira vez, ela assistiu a uma aula e se emocionou com a receptividade dos colegas em um colégio de Goiânia.
“Quando eu entrei portão a dentro, senti aquele alívio, pensei aqui estudo e vou aprender muita coisa boa e vou longe, com certeza”, disse a idosa.
Ephigênia conta que não estudou quando criança por causa do pai: “Meu pai falava que mulher não tinha de estudar”. Ela começou a trabalhar como diarista muito cedo e não teve oportunidade de estudar. A idosa possui quatro filhos e 12 netos.
Primeira aula
A idosa resolveu se inscrever em uma turma do projeto de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja) da Secretaria Municipal de Educação (SME). O desejo por apreender não barrou a dificuldade para ir à escola, visto que ela precisa pegar um ônibus e andar 15 minutos para chegar à instituição.
“Cheguei no ponto de ônibus, fiquei lá 40 minutos esperando. Pensei: ‘Meu Deus, será que eu não vou?’, contou.
A professora Regina Célia Prado fez questão de homenagear a aluna. “A gente vai oferecer para ela um flor, que vai crescer como ela na escola”, comparou.
Regina ponderou que será um desafio ministrar a aula para Ephigênia, mas acredita que terá bons resultados. “Ter um aluno com 80 anos, pela primeira vez na escola, é um desafio, mas isso é bom. Ela está com muito desejo de apreender e isso ajuda”, destacou.
Ao fim da primeira aula, Ephigênia comemorou: “Adorei, amei”.
Fonte: G1