Um dia depois do governador Ronaldo Caiado (DEM) divulgar que grandes eventos serão suspensos para evitar a propagação do coronavírus em Goiás, algumas festas e cerimônias religiosas seguem com datas previstas mantidas. Três casos de Covid-19 no estado foram confirmados.
Segundo levantamento em conjunto feito por G1 e TV Anhanguera, somente a Tecnoshow, uma das principais feiras do agronegócio do país, foi adiada por tempo indeterminado. O evento estava marcado para ser realizado entre os dias 30 de março e 3 de abril.
Por outro lado, a 75ª Exposição Agropecuária de Goiânia, na qual são realizados vários shows musicais, manteve a programação de realização para 15 a 24 de maio. A organização, porém, diz que está buscando orientações sobre o assunto junto ao governo.
Outro evento confirmado até então é a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, Região Metropolitana de Goiânia. Segunda principal festa católica do país, a cerimônia segue “seu cronograma sem qualquer alteração” e agendada para o período de 15 de junho a 7 de julho.
Em relação à Procissão do Fogaréu, na cidade de Goiás, a data de realização segue sendo durante a Semana Santa, como tradicionalmente ocorre. O que ainda será decidido ainda, segundo a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), é se o público poderá participar do evento.
No esporte, foi proibida a presença de torcedores nas partidas do Campeonato Goiano de Futebol.
Outros órgãos
O Serviço Social do Comércio em Goiás (Sesc-GO) informou que todos os eventos que reúnam grande aglomeração de pessoas foram cancelados pelos próximos 30 dias.
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) seguirá com as sessões plenárias, mas foi proibida a presença da população nas galerias. Além disso, foi facultado a gestantes, estagiários e servidores idosos estão dispensados do trabalho até o final do mês.
Já a Câmara Municipal de Goiânia suspendeu as sessões especiais e solenes, bem como audiências públicas já agendadas. Apenas as sessões ordinárias estão mantidas.
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), por sua vez, também cancelou qualquer evento que tenha aglomeração de pessoas nas dependências do Poder Judiciário.