A BRF anunciou que vai retomar na próxima sexta-feira (19) as atividades da unidade de Rio Verde, na região sudoeste de Goiás, após a testagem em massa dos funcionários. Com o isolamento dos infectados, a expectativa é que mais de 50% dos 8.600 trabalhadores do local voltem ao trabalho. Um funcionário da empresa, de 36 anos, morreu por coronavírus.
O anúncio foi feito no domingo (14), em um comunicado publicado, inicialmente, na página do prefeito Paulo do Vale (DEM) em uma rede social. A empresa explicou que a retomada das atividades foi firmada em um acordo com a prefeitura e que a previsão é que, até o final do mês, a indústria volte a operar com cerca de 90% da capacidade.
Ao todo, 15 mil trabalhadores das sete principais indústrias de Rio Verde começaram a passar pelos testes RT-PCR para diagnosticar a Covid-19. Desde então, um grande número de registros foi descoberto na cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, três dessas empresas permanecem fechadas até esta terça-feira (16) para processos de limpeza e adaptações necessárias para o retorno das atividades com segurança.
Em nota, a BRF informou que, para garantir a saúde, a segurança e a integridade de seus colaboradores, todos serão “avaliados previamente em consulta médica” e os que estiverem aptos retornarão ao trabalho.
Morte de funcionário
No sábado (13), a BRF confirmou o falecimento por coronavírus de um de seus colaboradores de Rio Verde. A empresa disse que recebeu a notícia com “profundo pesar” e que “lamenta a perda e se solidariza com família do colaborador, para a qual está prestando todo o apoio necessário neste momento”. Ainda de acordo com a nota, apesar da idade, o funcionário era do grupo de risco e já estava afastado das atividades da empresa desde abril.
Com essa morte registrada no sábado, a Prefeitura de Rio Verde disse que subiu para nove o número de mortes confirmadas na cidade em decorrência do coronavírus. Conforme a administração municipal, até segunda-feira (15), a cidade já tinha mais de 2,5 mil pessoas com Covid-19.
Fonte: G1