Um aposentado, de 61 anos, foi preso na segunda-feira (23), em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, como suspeito de integrar uma organização que teria desviado mais de R$ 6 milhões do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia (SindiGoiânia).
O g1 não localizou a defesa do aposentado para se manifestar sobre o caso até a última atualização desta reportagem. A reportagem pediu posicionamento ao SindiGoiânia nesta terça-feira (24), por e-mail, e aguarda retorno.
Segundo o processo judicial, o idoso tinha um mandado de prisão emitido na semana passada pela Justiça de Goiás. Um juiz concedeu liberdade provisória ao suspeito, mas até a publicação desta reportagem, ele estava preso.
A investigação apontou que o idoso exerceu a função de conselheiro fiscal do sindicato. Os supostos desvios foram feitos entre 2007 e 2015. À época da investigação, a polícia suspeitava que os desvios poderiam chegar a R$ 30 milhões.
A Polícia Civil investigou o caso em 2015 e descobriu que os suspeitos, além do idoso, teriam desviado dinheiro de contribuição sindical. Treze deles chegaram a ser presos em dezembro daquele ano durante a operação Sinecura.
O possível desvio de contribuição sindical e de verba do sindicato era feito para conta própria de sindicalistas e de terceiros, como laranjas, segundo disse a Polícia Civil na época. Até uma fazenda foi adquirida, no nome de laranja, provavelmente com dinheiro do sindicato.
Fonte:G1