O futebol francês está abalado após o atacante hondurenho Alberth Elis, do Bordeaux, sofrer um grave acidente em campo durante a partida contra o Guingamp, pela segunda divisão do campeonato nacional, no último sábado (24). Em um choque violento de cabeça com o adversário Donatien Gomes, Elis, de 28 anos, ficou inconsciente, resultando em um traumatismo craniano.
Imediatamente após o incidente, Alberth Elis foi conduzido ao hospital, onde passou por uma cirurgia bem-sucedida. No entanto, devido à gravidade do impacto, o jogador permanece em coma induzido. Seus pais, presentes no estádio Matmut Atlantique, acompanham de perto o tratamento do filho.
A notícia da internação de Elis gerou comoção no mundo do futebol, recebendo mensagens de apoio, inclusive do craque Kylian Mbappé, do PSG, que postou em suas redes sociais: “Todos os meus pensamentos positivos vão para você, Alberth Elis”.
Dentro do campo, o meia Gaetan Weissbeck e o técnico do Bordeaux, Albert Riera, dedicaram a vitória da equipe sobre o Guingamp a Elis, que continua lutando pela recuperação. Em comunicado oficial, o clube afirmou que está acompanhando de perto a evolução do estado de saúde do jogador nos próximos dias.
No comunicado, o Bordeaux expressou cautela quanto ao prognóstico de Elis: “Neste momento, ainda é impossível prever o prognóstico vital e funcional de Alberth. O clube, portanto, espera não poder fornecer novas informações determinantes por alguns dias e não fará nenhum novo comentário sobre o estado de saúde de Alberth.”
Alberth Elis, que chegou ao Bordeaux por empréstimo em 2021, já representou a seleção hondurenha em 64 jogos, marcando 13 gols. Com uma trajetória no futebol europeu que inclui passagens pelo Boavista, em Portugal, e pelo Stade de Brestois na França, Elis retornou diretamente ao Bordeaux em junho de 2023.
Com informações do site De Olho no Lance.