Um menino de um ano e dez meses morreu na manhã de quarta-feira (27), no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, após complicações causadas pela picada de um escorpião. Segundo a unidade de saúde, o bebê teve uma parada cardiorrespiratória.
O hospital informou, em nota, que o incidente aconteceu em Panamá, cidade da região oeste de Goiás onde a família do bebê mora. Ele foi picado na perna direita.
De acordo com o HDT, a criança foi levada, inicialmente, para a unidade de atendimento médico de Panamá. Depois, o bebê foi encaminhado para Goiatuba, onde foi feito o soro antiescorpiônico. Em seguida, transferiram o menino para o HDT, que é referência no tratamento de acidentes provocados por animais peçonhentos.
Uma médica do hospital, que preferiu não ser identificada, informou que a criança chegou com quadro clínico estável às 4h46 da madrugada de quarta-feira (27). Por volta de 7h da manhã, o menino teve uma reação aguda, mas comum derivada do veneno. A criança foi levada para a sala de reanimação, mas morreu às 9h50,
A médica explicou que o menino teve um edema agudo no pulmão, que evoluiu para a parada cardiorrespiratória. Segundo ela, este foi o segundo caso de paciente picado por escorpião nesta semana. “O primeiro não morreu, mas ficou na UTI”, diz a médica.
Fonte: G1