Biólogos recuperaram imagens de uma câmera deixada em Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrtiro Federal, e comemoraram registro de uma das onças-pretas que vive na região, uma visão considerada rara.
Os especialistas explicaram que a cor do pelo é uma expressão de genes dominantes. Segundo eles, são onças-pintadas, mas que têm uma quantidade de melanina maior por todo o corpo.
O grupo de profissionais que monitora vida selvagem na região já viu cinco dessas onças-pretas. O biólogo Rands Sanginez faz parte desta equipe e disse que a imagem recuperada no último domingo (24) em território goiano é de uma fêmea chamada de Planaltina.
“A porcentagem de onças-pretas é de 9%, ou seja, é algo muito baixo. […] Geralmente, quando avista o humano, a tendência é fugir”, explicou.
Também biólogo, mas que não faz parte da equipe do Brasília É O Bicho, Edson Abrão contou que se sentiu esperançoso ao ver as imagens recentes do animal.
“Esse animal é o terceiro maior felino do mundo – depois do tigre e do leão. O fato de ele ser preto faz com que seja mais forte, mais resistente ao calor. Ele existe em toda a região da America do Sul, mas foi muito caçado, é raro ver ele solto”, comentou.
Fonte:G1