O Brasil lançará nesta terça-feira (19) a Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças do Clima, considerado o quarto legado da presidência brasileira no G20. A iniciativa foi articulada pelo governo brasileiro em parceria com as Nações Unidas e a Unesco, com o objetivo de fortalecer pesquisas e medidas contra a desinformação que prejudica ações climáticas.
O esforço segue as realizações anteriores, como a criação do G20 Social, da Aliança Global de Combate à Fome e uma redação final contundente com apoio unânime dos países do colegiado.
O secretário de políticas digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência, João Brant, informou que seis países já aderiram à iniciativa: Chile, França, Dinamarca, Marrocos, Reino Unido e Suécia. Portugal e Holanda estão em fase final de negociações para adesão. Ele explicou que o projeto busca identificar desinformações e formular estratégias conjuntas de resposta, com foco especial na COP 30, que ocorrerá em Belém em 2025. Um fundo perene será criado para financiar essas ações, com a colaboração dos países participantes.
O lançamento da iniciativa ocorrerá no Rio de Janeiro, com a presença da diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay; da subsecretária-geral de Comunicações Globais da ONU, Melissa Fleming; e do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência Brasileira, Paulo Pimenta. Representantes de outros países também participarão, incluindo a secretária-geral do Governo do Chile, Camila Vallejo, e a embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedersen.
Além disso, estarão presentes Philip Howard, presidente do Painel Internacional sobre o Ambiente Informacional, e Camille Grenier, diretora executiva do Fórum sobre Informação e Democracia.
Como parte de um esforço paralelo, Brasil e Chile firmaram um memorando de entendimento para ações conjuntas voltadas à regulação das redes sociais e à sustentabilidade do jornalismo.
Fonte: Gazeta Brasil