A Prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria de Saúde, dará início, a partir da próxima segunda-feira (19), a uma campanha de combate à hanseníase e às verminoses com foco em crianças e adolescentes de 05 a 15 anos, matriculados em escolas públicas do município (público de maior vulnerabilidade a essas doenças quando comparado a crianças e adolescentes de escolas particulares), acompanhando a “V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma”, desenvolvida durante o mês de fevereiro pelo Ministério da Saúde.
Durante a campanha – de 19/02 a 16/03 – equipes da Secretaria de Saúde, formadas por médicos, enfermeiros e agentes comunitários, visitarão escolas municipais e estaduais na zona urbana e rural com o objetivo de identificar possíveis casos de hanseníase e ainda, de administrar vermífugos em crianças e adolescentes, desde que autorizado pelos pais.
É importante lembrar que num primeiro momento, as equipes visitarão as unidades escolares e deixarão com os alunos duas fichas para serem levadas ao conhecimento dos pais (a serem recolhidas dois dias depois): uma que solicitará autorização para a aplicação de vermífugo no menor através de assinatura dos pais concordando com a administração do medicamento e outra que deverá ser preenchida pelos pais com informações sobre possíveis manchas no corpo da criança ou adolescente que podem levar a uma suspeita de hanseníase. Casos suspeitos serão encaminhados a uma das unidades básicas de saúde do município.
Mais informações:
Policlínica Municipal Dr Milton Quirino Barbosa
(64) 3636-1039
Saiba mais sobre hanseníase e sobre as verminoses
Hanseníase
Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo
Verminoses
Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.
Fonte: PMJ