Duas carretas com 50 cabeças de gado cada foram apreendidas enquanto passavam pelo posto fiscal de Itumbiara, região sul de Goiás. Segundo a polícia, durante a abordagem, foi descoberto que as notas fiscais da carga eram falsas. Os dois motoristas foram presos em flagrante.
Os carregamentos, avaliados em R$ 260 mil, foram interceptados na quarta-feira (28). Os documentos relacionados a eles eram clonados. O valor do imposto sonegado mais as multas chegam a R$ 43 mil.
“O portador, bem como o dono da carga, comete crime contra a ordem tributária”, disse o delegado fiscal Dourivando Mendes dos Santos.
Os dois caminhoneiros, Carlos Xavier da Silva, de 51 anos, e Raimundo Nonato Luis da Silva, de 40, foram detidos em flagrante. Eles não conseguiram comprovar o destino para onde seguiam.
O delegado Vinícius Penna investiga o caso. Ele afirma que o intuito é descobrir quem são os donos das carretas e dos animais. “Identificado vai ser autuado na esfera fiscal e, caso recolha os tributos, o crime prevê uma extinção de punibilidade”, pontua.
Os veículos foram levados para o pátio da PRF, em Itumbiara. Já os bovinos devem ser soltos em uma área monitorada pela polícia.
Fonte: G1