O ano deve terminar com queda na venda de carros pela 4ª vez seguida. A previsão das montadoras, no entanto, é que o mercado comece a apresentar sinais de recuperação ainda no fim de 2016. Afinadas ao discurso otimista, as marcas continuarão apresentando novidades: o G1listou 55 lançamentos que devem aparecer nas lojas ainda em 2016. Alguns deles poderão ser vistos primeiro no Salão do Automóvel, em novembro.
O segmento de SUVs ganhará representantes inéditos, como o Honda WR-V, o Nissan Kickse o Hyundai ix25.
A Jeep fará no salão o lançamento mundial da nova geração do Compass, enquanto a Ford irá apresentar o primeiro facelift da atual geração do EcoSport.
Este segundo semestre também irá marcar a primeira reestilização do líder de vendas, o Chevrolet Onix. Além do visual renovado, o hatch terá uma inédita versão com apelo aventureiro.
Entre os superesportivos, Ferrari e Lamborghini terão novas versões conversíveis de 488 e Huracan e a Jaguar lançará o F-Type mais potente já produzido.
Veja a lista dos lançamentos esperados abaixo:
A4 Avant
A Audi terá menos lançamentos no segundo semestre. Mesmo assim, irá completar a oferta de versões do A4. A primeira a chegar é a perua Avant totalmente renovada. Com porta-malas de 505 litros, se junta ao pequeno grupo de wagons disponíveis no Brasil. Junto com ela o sedã ganha uma nova motorização, 2.0 turbo de 252 cavalos e tração integral. Leia mais
S4 – nova geração
Apesar da proposta de veículo familiar e confortável, o A4 não ficará sem as tradicionais variações esportivas. A primeira delas, S4, chega no segundo semestre, trazendo o motor V6 de 3 litros revisto, com potência elevada de 333 cv para 354 cv. Inversamente proporcional é o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, caindo de 5 segundos para 4,7 segundos.
RS 7 Performance
Como se os 560 cv do RS 7 não fossem suficientes, a Audi trará ao Brasil a opção do RS 7 Performance. São 45 cv a mais, chegando a 605 cv, obtidos com uma reprogramação do motor V8, que pode girar a rotações mais altas. O resultado é melhoria de 0,2 segundo na aceleração de 0 a 100 km/h. A máxima, caso haja pedido do cliente, sobe dos 250 km/h limitados para 305 km/h.
X4 nacional
Sem modelos inéditos ou atualizações, o foco da BMW no segundo semestre será a produção nacional do X4, o sexto veículo a ser feito em Araquari (SC), depois de Série 1, Série 3, X1, X3 eMini Countryman. A marca ainda não confirmou as motorizações, mas o mais provável é que o X4 ganhe uma versão de entrada, xDrive 20i, com motor 2.0 de 184 cv.
Tiggo 3X
No final de 2015, a Chery afirmou que teria dois novos membros da família Tiggo no Brasil este ano. O Tiggo 5, inclusive, era o favorito para ser produzido em Jacareí (SP). Pois os planos mudaram. Agora, o único lançamento previsto até o final do ano é o Tiggo 3X, mostrado no Salão de Pequim. Ele é menor, baseado no Celer, e pode chegar importado em um primeiro momento, e depois ser nacionalizado.
Chevrolet
Camaro
A GM admite que não pode deixar de vender o Camaro no Brasil pela imagem do esportivo. Além disso, o estoque da geração atual deve acabar em breve. Por outro lado, a alta do dólar fará com que a tabela, hoje de R$ 230.990, suba. Colocar a nova geração no estande do Salão de São Paulo para atrair público, e começar a vende-lo logo depois deve ser a estratégia da GM. Leia mais
Onix
O campeão de vendas do Brasil passará pelo primeiro facelift. Várias unidades camufladas já rodam em teste pelo Brasil. O novo visual será inspirado nos atuais Cobalt e Cruze, com capô invadindo a dianteira e faróis mais esticados. Em termos de tecnologia, contará com a nova geração da central multimídia MyLink e com o assistente pessoal OnStar. Não deve ter alterações nos motores, mas ganhará uma versão pseudo-aventureira. Leia mais
Prisma
As mudanças do sedã serão basicamente as mesmas do hatch. A traseira, porém, sofrerá algumas intervenções, como as lanternas com novo formato. Também chegará com o MyLink 2 e o OnStar. Leia mais
Ferrari
488 Spider
Sucessora da 458 Spider, a 488 evoluiu não apenas no nome, mas também na dinâmica. O V8 3.9 rende 670 cv, que empurra o esportivo italiano de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos. O teto rígido tem acionamento elétrico, e leva 14 segundos para ser montado ou recolhido. Veja vídeo
Motores GSE
Depois de um ritmo forte de lançamentos em 2016, com Toro em fevereiro e Mobi em abril, o segundo semestre da Fiat será menos agitado. A principal novidade, inclusive, não será um veículo, mas sim uma nova família de motores, chamada de GSE. Ela terá novos 1.0 de três cilindros e 1.4 de quatro cilindros, ambos com duas válvulas por cilindro. Porém, o motor menr não aposentará o equivalente da família Fire. O primeiro carro a ser equipado com estes novos motores será o Uno.
EcoSport
É comum que, a cada três ou quatro anos, um veículo passe por um facelift de meio de geração. E 2016 marca o quarto ano deste visual do EcoSport. Embora a Ford não confirme oficialmente, o jipinho feito em Camaçari (BA) passará por uma reestilização ainda este ano, a fim de voltar a ser competitivo diante de Honda HR-V e Jeep Renegade. Ela deve marcar um salto em qualidade de acabamento interno, além da adoção de um novo motor 1.5 da família Dragon.
Edge
Prometida desde o Salão de Frankfurt do ano passado, a nova geração do Edge finalmente vai desembarcar no Brasil em julho. O crossover irá adotar novas tecnologias em assistência de direção e conectividade, na comparação com o modelo anterior do crossover. Debaixo do capô, deve manter o V6 de 3.5 litros. O preço, por outro lado, deve sofrer um salto considerável, se aproximando dos R$ 200 mil. Leia mais
Fusion
Apresentada no Salão de Detroit, em janeiro, a reestilização do sedã Fusion chegará ao Brasil em agosto. Ela traz dianteira com grade ligeiramente menor e troca dos filetes horizontais por formato de colmeia. Faróis ficaram mais afilados e há uma nova barra cromada ligando as lanternas. No interior, a alavanca de câmbio convencional foi trocada por um seletor. No modelo americano, a versão topo de linha, Platinum, apresenta uma evolução na qualidade do acabamento. Leia mais
Fiesta 1.0 Ecoboost
O primeiro lançamento da Ford no segundo semestre será o Fiesta com o novo motor 1.0 EcoBoost. Ele será o carro de 1 litro mais potente do país, com 125 cv. A versão escolhida pela marca é a Titanium, mais completa, com a transmissão automatizada de dupla embreagem PowerShift, de seis marchas. Importado da Romênia, ele não irá aposentar os motores 1.5 e 1.6. Este mesmo motor também é cotado para equipar o EcoSport. Leia mais
Civic
A 10ª geração do sedã é, segundo a própria Honda, a que mais evoluiu na comparação com a anterior. Por isso, as expectativas para a chegada dela ao Brasil são tão grandes. A espera irá durar até agosto, mês em que o novo Civic começa a ser vendido (as unidades do modelo atual já são vendidas com desconto). Além de um desenho bem mais moderno e abusado, o sedã trará um novo motor 1.5 turbo de 176 cv, além do atual 2.0 de 155 cv. Nas versões mais completas, deve superar os R$ 110 mil. Leia mais
WR-V
Se o Civic chega em agosto, o lançamento da Honda para o Salão do Automóvel será um SUV menor do que o HR-V, que deve ser chamado de WR-V. Compartilhando plataforma e conjunto mecânico do Fit, trará motor 1.5 de 116 cv e câmbio CVT. Nas medidas e no preço, deve ser opção intermediária entre Fit e HR-V, com tabela partindo da casa dos R$ 75 mil. Leia mais
ix25
Principal lançamento da Hyundai no Brasil desde o HB20, o ix25 será apresentado no Salão de São Paulo. Com ele, a marca coreana entrará em um dos mais disputados segmentos do país, hoje dominado por Honda HR-V e Jeep Renegade. O ix25 irá apostar no visual arrojado e numa lista de itens de série recheada, assim como o rival Nissan Kicks. Equipado com motor 1.6 de 128 cv, começará a ser produzido em Piracicaba (SP) logo na sequência do salão. Leia mais
Tucson
Rodando em testes pelo Brasil, a nova geração do Tucson, chamada na Europa de New Tucson, não aposenta nem o ix35 nem o Tucson atuais, representantes das gerações passada e retrasada do SUV. O novo modelo será posicionado entre o ix35 e o SantaFe, e pode apostar em novos motores 1.6 turbo de 175 cv. Leia mais
T5 CVT
Atual aposta da Jac para se manter no mercado brasileiro, o T5 com transmissão do tipo CVT será o único lançamento no Brasil até o final do ano. Já em fase de testes no país, começa a ser vendido entre outubro e novembro, com tabela de preços na casa dos R$ 75 mil. O SUV compacto também foi o carro escolhido para iniciar a fabricação nacional em processo de CKD (as peças chegam em caixas e são montadas) em Camaçari no primeiro trimestre de 2017. Leia mais
F-Pace
A pré-venda do primeiro SUV da história da Jaguar já foi aberta. O modelo, porém, só começará a ter as primeiras unidades entregues na época do Salão do Automóvel, que acontece em novembro. São três versões, com motores 1.8 diesel e V6 gasolina, a partir de R$ 309,3 mil.. Leia mais
F-Type SVR
Motor V8 de 5 litros, 575 cv, aceleração de 0 a 100 em 3,5 segundos e máxima de 321 km/h. Eia as credenciais do mais esportivo dos Jaguar F-Type. A versão SVR, feita pela divisão de projetos especiais da marca, deve chegar ao país ainda este ano, como a mais potente e cara da linha. Os preços devem beirar o milhão de reais, e as unidades devem ser poucas.. Leia mais
Compass/Patriot
Cotado para ser um dos maiores destaques do Salão de São Paulo, o novo SUV da Jeep terá sua estreia global na mostra brasileira. Compartilhando plataforma com a Fiat Toro, o utilitário será o terceiro produto a sair da fábrica de Goiana (PE). Além da base, o SUV pode emprestar da picape o motor 2.0 turbodiesel. A motorização a gasolina (ou flex), no entanto, será inédita. São especulados propulsores 2.0 ou até um 2.4.
Renegade
A linha 2017 do Renegade trará mudanças no ponto em que o carro mais é criticado: o motor flex. O 1.8 de 132 cv será atualizado, e inclusive deve superar os 139 cv da picape Fiat Toro, com a qual compartilha a linha de produção. Outra novidade é a nova versão Limited. Ela era oferecida como uma série especial, mas será “efetivada” como uma configuração fixa.
Série Jeep 75 anos
A celebração dos 75 anos da Jeep no Brasil será com séries especiais, apresentadas em janeiro no Salão de Detroit. Chegam ao país, importados, o Wrangler e o Grand Cherokee, enquanto o Renegade 75 anos será feito em Goiana (PE). As principais diferenças estão em cores especiais e adesivos alusivos ao ano de fundação da marca. Veja vídeo
Cerato
As primeiras unidades do Kia Cerato vindas do México começam a chegar ao Brasil em julho, como forma de tentar dar vida nova a marca coreana no país. Mas não será só o país de origem que mudará no Cerato. O sedã ficará mais encorpado, podendo assim, brigar em melhores condições com os sedãs médios. Deve contar com motor 2.0 no lugar do atual 1.6. Leia mais
Rio
A Kia não irá aproveitar os Jogos do Rio para lançar o seu Rio. O hatch compacto premium, concorrente para New Fiesta, 208 e C3, só chega em dezembro, importado do México, onde a Kia possui uma nova fábrica. Por lá, o Rio é vendido com motor 1.6 GDI, com injeção direta e 137 cv.
Huracán Spyder – modelo inédito
A chegada da versão conversível do mais novo esportivo da marca italiana ainda não é certa. A situação do mercado brasileiro e questões de homologações ainda são entraves para a chegada da versão conversível do Hucaran. Se chegar, trará um grande V10 de 5,2 litros e 610 cv, aliado a uma tração integral e câmbio de 7 marchas e dupla embreagem. Veja vídeo
Discovery Sport – produção nacional
Com um certo atraso (o início da produção deveria acontecer no meio do primeiro semestre), a Land Rover iniciou a produção nacional, em Itatiaia (RJ). De lá, sairão unidades dos modelos mais vendidos da marca no Brasil. O Discovery Sport será o segundo produto, e começa a ser jeito entre julho e agosto, pouco depois do Evoque.Leia mais
Evoque conversível – modelo inédito
O primeiro veículo com a capota removível da Range Rover foi apresentado ao mundo em novembro do ano passado, mas só chegará ao Brasil no final deste ano. É possível que ele esteja no Salão do Automóvel, em novembro. Deve ser oferecido com motor 2.0 turbo a gasolina, com 240 cv. Na Inglaterra, custa cerca de 10% a mais do que um exemplar “com teto”. Leia mais
Caberá ao “queridinho” da Land Rover inaugurar a linha de produção brasileira da montadora inglesa. O Evoque começa a ser feito ainda em junho, mas chega às revendas no início de julho. Provavelmente, será o primeiro lançamento do segundo semestre entre todas as marcas. Porém, a empresa promete que o modelo brasileiro será idêntico ao britânico. Leia mais
RX 350
O RX 350 é o maior SUV da marca de luxo da Toyota à venda no Brasil. Lá fora, ele ganhou uma nova geração, que chega ao país já em julho trazendo desenho menos conservador do que o modelo atual. Também deve passar por melhorias no motor V6 de 3,5 litros, que passa de 277 cv para 295 cv.
Levante
Primeiro SUV da história da Maserati, o Levante será lançado no Brasil em setembro, reforçando a gama da marca italiana no Brasil. Como não poderia ser diferente, tem a assinatura da escola italiana de design, acompanhada de tração 4×4 e um motor V6 com origem na Ferrari, com potência de 350 cv ou 430 cv. Leia mais
Classe C Cabrio
A família Classe C ficará completa no Brasil até o final do ano. Além de sedã e perua, chegam ao país duas novas variações. Uma delas é a Cabrio, inédita. Ela chega para o Salão, em novembro, e deve começar a ser vendido na sequência. Na Europa, tem versões com motores 1.6, 2.0, V6 3.0 e V8 4.0. Por aqui, deve contar com as opções intermediárias. Leia mais
Classe C Coupé
O quarto membro da linha Classe C é a versão cupê, que traz visual parecido com o do modelo cabriolet, mas com a óbvia diferença do teto rígido. A proposta menos familiar das versões perua e sedã é acentuada com a queda do teto mais suave, quatro lugares e apenas duas portas. Leia mais
Classe E
Sedã intermediário da Mercedes, o Classe E mudou para ficar… igual ou idêntico aos irmãos Classe C (menor) e Classe S (maior). As lanternas com desenho retangular deram lugar a uma peça ovalada. Mas a maior novidade é na cabine, que ganhou uma grande tela digital no lugar do quadro de instrumentos. Ela se estende pelo console, formando conjunto com a central multimídia.Leia mais
GLA
Segundo veículo mais vendido da Mercedes no Brasil também será o segundo a ser produzido em solo nacional. O GLA começa a sair de Iracemápolis (SP) no segundo semestre, com a promessa de manter o padrão de qualidade do modelo importado da Alemanha.
SLC
Serão três novos roadsters da Mercedes no Brasil ainda este ano. O menor deles, o SLC é, na verdade, o SLK com visual e nome atualizados. O conversível chega no começo do semestre, para concorrer diretamente com o Audi TT. O modelo inclusive já aparece na tabela de junho, na versão 300, que tem motor 2.0 de 245 cv. O preço é de R$ 281,9 mil. Leia mais
SL
Seguindo a fila dos conversíveis da marca, o SL é outro que chega ainda em 2016, após passar por uma atualização no visual no final de 2015. A marca alemã não confirma quais versões serão oferecidas no Brasil, mas elas não devem mudar na comparação com o modelo anterior, com a SL 400, com motor V6, agora com 367 cv e uma mais esportiva, assinada pela preparadora AMG.
S Cabrio
A linha de roadsters da Mercedes no Brasil também contará com o maior e mais luxuoso veículo da marca no segmento. O Classe S Cabrio será oferecido sob encomenda, na versão S 65, que tem motor V12 de 6 litros e 630 cv. O preço ainda não foi definido. Mas como comparação, o S 65 Coupé custa R$ 1,1 milhão. Leia mais
Mini
Mini conversível
A chegada do novo Mini conversível atrasou, e ficará para o segundo semestre. Na comparação com a geração anterior, o conversível ficou quase 10 centímetros maior no comprimento, ganhou 4,4 cm na largura e 2,8 cm no entre-eixos. A capota pode ser acionada eletricamente, e demora 18 segundos para ser montada ou recolhida. Leia mais
L200 Triton
A L200 renovada chega ao país com certo atraso, mais de um ano depois de ser mostrada no Salão de Genebra de 2015. Mesmo assim, a nova geração não aposenta a atual, que continua como opção mais em conta. A nova L200 terá a estreia do novo motor 2.0 de 184 cv no Brasil. Leia mais
Outlander PHEV
A última versão do Outlander a receber o facelift será a híbrida PHEV. Revelada no exterior em junho do ano passado, ela deve estar no estande da empresa no Salão de São Paulo. As vendas devem começar ainda este ano, com um volume pequeno. O preço atual, de R$ 204.990 possivelmente irá aumentar.
GT-R
O “Godzilla”, como é chamado, será vendido no Brasil apenas por encomenda a partir de julho. A ideia é aproveitar ao máximo a exposição da marca patrocinadora da Olimpíada, e nenhum modelo mais apropriado do que o esportivo japonês. Ele será oferecido com motor V6 de 3.8 litros e 545 cv. A Nissan ainda não fala em preços, mas não é exagero pensar em uma etiqueta que beire o milhão de reais. Leia mais
Altima
Ao contrário do GT-R, o Altima é totalmente “low profile”. O único ponto que une os dois é que o sedã executivo também será vendido apenas sob encomenda, mais para o final do ano. A geração atual até aparece no site da marca, por menos de R$ 100 mil, mas as vendas são fracas. Na nova geração, o sedã deixou de lado linhas externas tão conservadoras. Mas debaixo do capô, deve manter o motor 2.5 de 184 cv.
Kicks
O único Nissan capaz de ofuscar o GT-R no Brasil este ano é o Kicks. O crossover compacto começa a ser vendido em agosto, importado do México. A grande aposta da Nissan é oferecer um modelo bem equipado para concorrer com Renegade e HR-V. Motor 1.6 de apenas 114 cv pode jogar contra, mas marca diz que modelo terá bom desempenho graças a relação peso-potência favorável. Leia mais
718 Boxster
O Boxster mudou pra valer. A começar pelo nome, que agora tem um “718” no prefixo. Além disso, o visual ganhou alguns retoques, sobretudo na traseira. Mas vamos ao que interessa, que são as novidades sob o capô (traseiro). A Porsche retirou o motor de seis cilindros e 3.4 litros e colocou no lugar 2.0 de quatro cilindros. Mas calma, ele está mais potente. Na versão “convencional”, há um 2.0 de 300 cv, enquanto na S, o 2.5 despeja 350 cv. Leia mais
Macan GTS – nova versão
Com foco para o 911 no primeiro semestre, o Macan GTS ficou para a segunda metade do ano. A nova versão é a intermediária, que tem motor V6 turbo de 360 cv. São 40 cv a menos do que a topo de linha, Turbo, mas 20 cv a mais do que a intermediária, S. Os preços ainda não estão definidos.
Oroch
Com apenas quatro versões, a picape quase-média da Renault não tem se saído tão bem nas vendas quanto a rival Fiat Toro, que oferece mais variações de motor e câmbio. Para tentar equilibrar este quadro, a Renault lançará o câmbio automático de quatro marchas na picape. É a mesma transmissão disponível no SUV Duster. Será o primeiro lançamento da Renault no semestre, já em julho.
Motor 1.0 3 cilindros
Assim como Volkswagen, Ford, Hyundai, Nissan, Kia e Chery, a Renault também terá seu motor 1.0 de três cilindros. E apesar de pertencer ao mesmo grupo, o propulsor não será o mesmo que a Nissan oferece no March e no Versa. Eles até devem compartilhar parte das peças, mas o produto final será distinto, com a potência na casa dos 80 cv. Este novo 1.0 irá estrear na dupla Sandero e Logan, e posteriormente, será adotado no Kwid, substituindo o veterano 1.0 16V.
Kwid
O substituto do Clio teve o lançamento antecipado. Antes previsto para o início de 2017, o Kwid chegará ainda este ano – a apresentação para o público será no Salão de São Paulo, em novembro. Concorrente de Volkswagen Up e Fiat Mobi, o Kwid tem grandes chances de ser o mais barato do trio. Ele deverá contar com versões despojadas, tudo em função de corte de custos. Terá o novo motor 1.0 de três cilindros da marca francesa. Leia mais
Toyota
Hilux flex
A picape que tem liderado o segmento das grandes voltará a ter versões com motor flex no segundo semestre. A marca ainda não fala exatamente qual o motor escolhido, mas afirma que não será o 2.7 de 163 cv. Vale lembrar que a maior rival, Chevrolet S10 utiliza um moderno 2.5 de 206 cv. A nova motorização também ajudará a Hilux na entrada do segmento, já que será mais em conta do que os R$ 131,3 mil da versão STD diesel, que não traz sequer calotas ou vidros elétricos. Leia mais
Hilux SW4 – nova geração
O SUV SW4 seguirá o mesmo caminho da Hilux, e contará, ainda este ano, com a opção de motor flex da picape. No caso do utilitário, já existe uma versão com motor a gasolina, um V6 de 4 litros, que concorre diretamente com a Chevrolet Trailblazer. A SW4 flex também será a opção mais barata da linha, podendo custar menos de R$ 200 mil, inclusive. Leia mais
V40
Menor modelo da empresa sueca, o V40 passou por um facelift na Europa em fevereiro deste ano. Como a linha no exterior já “virou”, é possível que a reestilização apareça no Brasil ainda este ano. Ela inclui grade com barras verticais, novos faróis com LED e uma evolução no assistente pessoal On Call.