- Como já dito, não faça as dietas da moda ou dietas milagrosas.
- Não é preciso comer de 3 em 3 horas para acelerar o metabolismo como muitos dizem (já foi provado que isso não funciona).
- Esqueça as calorias, você não precisa ficar contando quantas calorias um tipo de alimento tem. Trezentas calorias de batata doce é muito mais saudável e engorda muito menos do que 300 calorias de pão integral por exemplo.
- Saiba combinar os macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras), no programa Código Emagrecer de Vez é mostrado com detalhes como fazer isso.
- Para se manter saudável é preciso que você saiba escolher os alimentos de acordo com os seus micronutrientes (aminoácidos, vitaminas e minerais). No Código Emagrecer de Vez também é mostrado como fazer isso.
- Prefira os alimentos frescos e de “verdade” (que são encontrados na natureza em sua forma natural, como legumes, verduras, carnes, ovos, ervas, etc), evite alimentos processados e industrializados.
- Diminua o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico, alguns exemplos: massas, pães, doces, trigo, arroz, milho (mesmo os integrais são ruins).
- Tudo que leva açúcar realmente é um vilão para quem deseja emagrecer. Neste caso o melhor realmente é excluí-lo mas se você tem muita dificuldade troque o açúcar por Stevia, mas nunca use adoçantes a base de aspartame ou sucralose, sempre prefira os a base de Stevia, Taumatina e Xylitol.
- Corte ou diminua drasticamente o consumo de Glúten, o mesmo vale para os diversos tipos de farinha, o glúten da farinha de trigo é o pior e mais inflamatório.
- Diminua o consumo de leite de vaca, se quiser troque por leite de Coco, Arroz, Quinoa, Amêndoas, Macadâmia, etc (Soja também esqueça!). E não pense que é somente por causa da lactose, o leite de vaca contém hormônios, contaminações, antibióticos bovinos, caseína e muito mais porcarias.
- Troque a margarina por manteiga, a manteiga é uma gordura muito boa e pode ser ingerida sem medo de engordar.
- Substitua os óleos vegetais por óleo de coco ou banha de coco extra virgem prensado a frio (podem ser usados para frituras).
- A banha de porco pode ser uma boa fonte de gordura e boa para frituras, porém o ideal é que sejam de porcos criados livres. A maior parte da banha que encontramos nas prateleiras dos supermercados foi produzida de animais criados em cativeiro, hidrogenada, branqueada e desodorizada e com a adição de emulsificantes e outros produtos químicos.
- Atenção com o Azeite de Oliva, ele deve ser: extra virgem, prensado a frio e guardado em vidro escuro. E não deve ser aquecido no fogão, principalmente para frituras. O ideal é colocá-lo diretamente no seu prato.
- Coma devagar e mastigue bem os alimentos, não coma de pé, com pressa ou com distrações como celular e televisão.
- Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas.