O sistema de Documento de Ordem de Crédito (DOC), tradicional mecanismo de transferência bancária no Brasil, será encerrado definitivamente em fevereiro de 2024. Segundo informações divulgadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas terão um prazo até as 22h do dia 15 de janeiro de 2024 foi estipulado como o limite para emissões e agendamentos do serviço.
Além disso, a data máxima para programar um DOC na conta será 29 de fevereiro de 2024, quando este serviço bancário será completamente desativado.
Contas deixarão de oferecer serviço de DOC em breve
Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, afirmou que as decisões de extinção da modalidade de pagamento estão fundamentadas na descrença dos brasileiros na utilização do DOC.
Isso porque alternativas mais rápidas e econômicas para a transferência de recursos, principalmente após o lançamento do Pix no final de 2020, têm substituído o DOC, criado pelo Banco Central (BC) em 1985.
Conforme dados do BC, divulgados pela Febraban, as transações por meio de DOCs no primeiro semestre de 2023 totalizaram 18,3 milhões. Assim, o número representa apenas cerca de 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas pelo serviço no período. Nesse sentido, o Pix tem sido a opção mais escolhida pelos brasileiros, somando 17,6 bilhões de operações.
Limitações do DOC
Desse modo, o diretor da Febraban explica que a utilização do DOC tem caído nos últimos anos, especialmente devido às suas limitações. Dentre elas, está o valor máximo das transações, que é de R$ 4.999,99. Além disso, as movimentações são efetivadas apenas no dia seguinte ao da solicitação da transferência.
Com relação à adaptação das contas e bancos frente à extinção do DOC, alguns já anunciaram mudanças sobre o serviço. Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Santander já descontinuaram as operações com DOC. Já Bradesco e Caixa Econômica informaram que seguirão o cronograma divulgado pela Febraban.
SCD