A confirmação de casos de contaminação pelo coronavírus em Goiás gerou mudanças na rotina da população em todo o estado. Há alterações no comércio, educação, empresas públicas e privadas e até no atendimento policial. As medidas têm duração inicial de 15 dias, podendo ser prorrogadas.
As primeiras alterações foram determinadas pelo governador Ronaldo Caiado, na última sexta-feira (13), quando foi decretada situação de emergência em saúde pública. Já na terça-feira (17), um novo decreto foi editado com mais mudanças.
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou nove casos da Covid-19 em Goiás até a a manhã de terça-feira (17). Não há mortes por causa da infecção causada pelo vírus no estado.
Confira as alterações no estado:
Saúde
- A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia informa que as 10 unidades de urgência – que são Centros de Atendimento Integrada à Saúde (Cais) e Centros Integrados de Atenção Médico Sanitária (Ciams) – estão atendendo casos suspeitos de coronavírus. As outras 81 unidades de saúde da família funcionam normalmente para os demais atendimentos.
- Acesse aqui a lista completa das unidades de saúde de Goiânia
Comércio
- Shoppings e lojas devem ser fechados, por ao menos 15 dias, a partir de quinta-feira (19).
- Lojas do comércio na Região da 44 também não funcionarão nas próximas duas semanas.
- São permitidas as atividades delivery de bares, restaurantes, lojas de conveniências e distribuidoras de bebidas.
- Ao contrário do que foi divulgado anteriormente, todas as feiras estão proibidas.
- Supermercados, panificadoras e farmácias seguirão abertos.
Bancos
- As agências bancárias vão funcionar no horário normal. No entanto, a Associação de Bancos de Goiás informou que milhares de bancários estão trabalhando em esquema de home office e foi reforçada a higienização nas agências.
- A associação orienta aos clientes que usem meios remotos de atendimento, como mobile e internet banking.
Educação
- Escolas municipais, estaduais e particulares suspenderam as aulas. A orientação do governo é que essa paralisação dure 15 dias, mas pode ser reavaliada após esse período.
- Universidades também suspenderam as aulas e eventos da comunidade acadêmica, como colação de grau. Os servidores também tiveram as viagens canceladas.
Transporte
- O governo pediu que os passageiros tentem evitar, na medida do possível, as aglomerações nos ônibus e terminais.
- A Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC) informou que está tomando as medidas solicitadas de reforço na higienização e limpeza dos veículos e terminais. Também há um trabalho de conscientização no transporte público.
- A CMTC também retirou 220 ônibus de circulação devido à diminuição da quantidade de passageiros após as medidas do governo.
Rodoviárias
- O governo determinou o fechamento das rodoviárias. No entanto, ainda não informou quando isto ocorrerá.
Aeroporto
- O governador Ronaldo Caiado pediu que o Aeroporto Santa Genoveva seja fechado. No entanto, depende de avaliação do Ministério da Infraestrutura. Enquanto não há uma decisão, o terminal funciona normalmente.
Eventos Religiosos
- Cultos e missas de várias religiões foram suspensos.
- A Marcha para Jesus, em Goiânia, foi adiada.
- A Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana, segue prevista para junho.
Lazer
- Cancelados shows, teatros e outras atividades de lazer.
- O Parque Mutirama e o Zoológico estão com funcionamento suspenso por 15 dias.
- Cinemas estão fechados durante 15 dias.
- A Pecuária de Goiânia foi adiada por tempo indeterminado.
- Campeonato Goiano está suspenso por tempo indeterminado.
- Boates, casas noturnas e clubes não vão abrir durante duas semanas.
Vapt Vupt
- As 70 agências do Vapt Vupt em todo o estado abrirão em horário normal, mas só realizarão atendimentos feitos com agendamento prévio. É possível fazer a marcação por meio do site do órgão, escolhendo a opção “presença”.
- As portas das unidades serão mantidas fechadas. Haverá um funcionário na entrada para orientar e monitorar a entrada de quem agendou virtualmente o atendimento. Quem se atrasar, não poderá ser encaixado e terá de fazer uma nova marcação.
O serviços que poderão ser agendados:
- Identidade e Seguro Desemprego
- Ipasgo – todos os serviços;
- Detran – todos, exceto os relativos à CNH;
- Agrodefesa – todos os serviços;
- Economia – todos os serviços;
- Secretaria da Administração – posse de servidor;
- Saneago – solicitação de ligação de água, de reativação de ligação de água suprimida, religação de água; e mudança de titularidade.
Detran-GO
- Serviços que não são urgentes, como agendamento de bancas teóricas e práticas, junta médica e junta técnica, foram temporariamente suspensos.
- O órgão informou que atenderá somente casos que não podem ser resolvidos por meio do aplicativo ou site do órgão.
- Serviços que precisam ser feitos presencialmente: transferência de propriedade; inclusão de veículo novo; renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – feita somente com agendamento, que também deve ser feito pelo site; e liberação de veículos recolhidos ao pátio.
- O Detran-GO também disponibiliza uma linha telefônica para tirar dúvidas sobre os serviços online: 154.
Atende Fácil
- O Atende Fácil só funcionará por meio de agendamento prévio, a partir de quarta-feira (18).
- Os atendimentos devem ser feitos por meio do site da prefeitura, informando nome completo, e-mail e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Pelo sistema, o usuário seleciona data e turno que comparecerá, evitando aglomerações nas salas de espera.
Justiça
- A Defensoria Pública Estadual (DPE) e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) restringiram os atendimentos aos casos considerados de urgência.
- O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) aplicou medidas durante 30 dias, a contar de 17 de março. Parte dos servidores está trabalhando de casa. Foram suspensas “as sessões na área cível de forma presencial, que devem ocorrer na internet”.
- Nos casos da esfera criminal, “as sessões ficarão a critério dos presidentes dos órgãos colegiados, preferencialmente apenas para os cargos urgentes”. Já as audiências de custódia “ocorrerão apenas por meio eletrônico”.
Polícia Civil
- Apenas os casos urgentes serão atendidos presencialmente nas delegacias, durante 15 dias, a contar de 16 de março. São eles: homicídio e feminicídio; estupro; sequestro e cárcere privado; roubo; furto de veículos; autos de prisão em flagrante; casos em que possa ocorrer o perecimento da prova, exigindo imediata intervenção policial; e casos que sejam considerados pela autoridade policial como de emergência policial.
- As demais ocorrências devem ser registras na Delegacia Virtual e dúvidas podem ser sanadas por telefone.
Presídios
- A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) determinou que os presos em Goiás fiquem 15 dias sem receber qualquer tipo de visita. O período começou a contar a partir de 13 de março.
- Também foram suspensas a entrega particular, conhecida como Cobal, de alimentos e produtos de higiene pessoal pelo mesmo período.
Assembleia Legislativa
- A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) suspendeu “todas as atividades legislativas e administrativas do Poder Legislativo por 15 dias”. O prazo começou no dia 17 de março.
- Ainda de acordo com a determinação da Casa, “nesse período, ficarão suspensos os prazos nos processos administrativos em curso, exceto os procedimentos licitatórios”.
Câmaras de Vereadores de Goiânia
- A Câmara de Goiânia determinou a suspensão das “sessões solenes, sessões especiais, audiências públicas e uso de auditórios” por tempo indeterminado.